O SOLO TEM SIDO USADO NAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS DESDE OS PRIMÓRDIOS DA HUMANIDADE, COMPONDO BELAS IMAGENS DESDE AS PINTURAS RUPESTRES ATÉ AS OBRAS DE ARTE. A FUNÇÃO DA ARTE ESTÁ RELACIONADA AO MODO DE VER O MUNDO, À POSSIBILIDADE DE DAR FORMA E COLORIDO À IMAGINAÇÃO, PODENDO SER USADA NA ESCOLA PARA TRANSFORMAR A EXPERIÊNCIA VIVIDA EM OBJETOS DE CONHECIMENTO QUE DEMONSTRAM PERCEPÇÃO E IMAGINAÇÃO, OPORTUNIZANDO A COMPREENSÃO DA ESTÉTICA E O SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS. USAR O SOLO COMO COMPONENTE CURRICULAR DE DIFERENTES DISCIPLINAS, COMO ARTES, POR EXEMPLO, É IMPORTANTE ESTRATÉGIA PARA SENSIBILIZAR ESTUDANTES PARA A PROBLEMÁTICA DA DEGRADAÇÃO DAS TERRAS E POPULARIZAR CONCEITOS E FUNÇÕES SOBRE ESTE IMPORTANTE RECURSO NATURAL. O TRABALHO OBJETIVOU VERIFICAR A INTERPRETAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PRESENÇA DO SOLO EM PINTURAS DE ARTISTAS BRASILEIROS ALIANDO CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS DE ARTES E GEOGRAFIA.. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ESTUDANTES DAS TRÊS SÉRIES DA ESCOLA ESTADUAL DE COXIXOLA (PB). OS ESTUDANTES ESCOLHERAM GRAVURAS DE TELAS DE ARTISTAS FAMOSOS PARA INTERPRETAÇÃO DAS INFORMAÇÕES EXPRESSAS NAS IMAGENS, DISCUTINDO SOBRE A PRESENÇA DAS CORES PRESENTES E FAZENDO UMA LEITURA CRÍTICA DA INSERÇÃO DO COMPONENTE SOLO NAS OBRAS. FORAM SELECIONADAS OBRAS DE DI CAVALCANTI, ANITA MALFATTI E PORTINARI. A INVESTIGAÇÃO CONTRIBUIU PARA UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SOLO E SUS FUNÇÕES FAVORECENDO O ENTENDIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE COMOVALIOSA ESTRATÉGIA DA EDUCAÇÃO EM SOLOS.