A FIGURA DO VAQUEIRO, CANTADA EM VERSO E PROSA, REPRESENTA PARA ALÉM DA TRADIÇÃO UM ÍCONE DA CONQUISTA DOS SERTÕES NORDESTINOS. HOMEM FORTE QUE DESBRAVOU AS ÁRIDAS TERRAS E VEGETAÇÃO DA CAATINGA, A PROCURA DO GADO QUE SE PERDIA NOS SERTÕES. ASSOCIADA Á FIGURA DO VAQUEIRO TEM-SE AS COMPETIÇÕES DE VAQUEJADAS, PRÁTICAS CULTURAIS DESTACADAS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL, TAIS PRÁTICAS SE MODIFICARAM AO LONGO DO TEMPO, CONTUDO, O VAQUEIRO AINDA REPRESENTA ESTA IDENTIDADE PARA A REGIÃO. CONSIDERANDO ABORDAGENS ETNOGRÁFICAS, OBJETIVOU-SE COM ESTE ESTUDO IDENTIFICAR NO SABER DE VAQUEIROS, QUE RECURSOS FORAM E SÃO NORMALMENTE UTILIZADOS PARA TRATAMENTO DOS ANIMAIS E DOS PRÓPRIOS VAQUEIROS QUANDO ESTES SOFREM LESÕES AO SE EXPOREM A VEGETAÇÃO XERÓFITA E COM ESPINHOS. UTILIZOU-SE A TÉCNICA DE ENTREVISTAS ABERTAS E LIVRES, EM QUE OS ATORES SOCIAIS TIVERAM LIBERDADE EM EXPRESSAR SUA VIDA NO CAMPO, APLICANDO-SE POSTERIORMENTE UM QUESTIONÁRIO COM A FINALIDADE DE COLETAR DADOS SOCIAIS DOS VAQUEIROS. OS RESULTADOS APRESENTADOS REVELARAM QUE OS VAQUEIROS TÊM UM GRANDE SABER APREENDIDO A MEDIDA EM QUE EXERCEM SEUS OFÍCIOS E QUE FAZEM USO DE PLANTAS, ANIMAIS E OUTROS RECURSOS PARA TRATAR SUAS LESÕES, BEM COMO DOS ANIMAIS QUE SE MACHUCAM DURANTE A PEGA DO BOI. ENTRE AS PLANTAS MAIS CITADAS DESTACAM-SE: MIMOSA TENUIFLORA (WILLD.) POIR (JUREMA – PRETA) E PILOSOCEREUS GOUNELLEI (A. WEBWR. EX K. SCHUM.) BLY. EX ROWL. (ALASTRADO). A DESPEITO DAS MUDANÇAS QUE OCORRERAM NAS PRÁTICAS DE VAQUEJADAS E PEGAS DE BOI, A FIGURA DO VAQUEIRO AINDA É MUITO TRADICIONAL NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL.