Artigo Anais I CONIMAS e III CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

A PRODUÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO “CLIMOGRAMA DO SEMIÁRIDO” NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO DO CARIRI PARAIBANO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁTICOS, SEMIÁRIDO Comunicação Oral (CO) AT 07: Educação e Comunicação
"2019-11-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 63083
    "edicao_id" => 114
    "trabalho_id" => 213
    "inscrito_id" => 1292
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO “CLIMOGRAMA DO SEMIÁRIDO” NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO DO CARIRI PARAIBANO"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NAS ESCOLAS DO CAMPO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESPAÇO GEOGRÁFICO, OU SEJA, O MUNDO E SUAS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS. CONTUDO, PARA QUE O ENSINO DE GEOGRAFIA SEJA PROVEITOSO, DEVE-SE CONSIDERAR AS NECESSIDADES DOS ALUNOS, SEU DIA A DIA, POIS É FAZENDO A RELAÇÃO COM O MEIO EM QUE CONVIVEM QUE É POSSÍVEL TER UM ENSINO DE QUALIDADE NA GEOGRAFIA. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO INTITULADO “CLIMOGRAMA DO SEMIÁRIDO”. ESTE RECURSO DIDÁTICO FOI PRODUZIDO NO ÂMBITO DO PROJETO DE EXTENSÃO REALIZADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA ILDEFONSO ANSELMO DA SILVA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE AMPARO-PB. PARA EXECUÇÃO DESSA PESQUISA, UTILIZAMOS OS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO, QUE FOI DIVIDIDA EM MOMENTOS DE CAPACITAÇÕES/PRODUÇÕES E EXPERIMENTAÇÃO NOS CONTEXTOS ACADÊMICO E ESCOLAR. A PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO FOI  REALIZADO NA SALA DE AULA ENVOLVENDO OS UNIVERSITÁRIOS, ALUNOS E A PROFESSORA TITULAR. VERIFICAMOS QUE O RECURSO DIDÁTICO PRODUZIDO FOI DE GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS TROUXE DE UMA FORMA CONCRETA E CONTEXTUALIZADA O ENSINO SOBRE CLIMAS QUE SERIAM VISUALIZADAS APENAS POR IMAGENS DO LIVRO DIDÁTICO DE UMA FORMA DISTANTE DA REALIDADE. DESTA FORMA, IDENTIFICAMOS O QUANTO FOI VÁLIDO A CONTRIBUIÇÃO DE PRODUZIR COM OS PRÓPRIOS ALUNOS ESSE RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DESTES, CONTRIBUINDO PARA UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DE QUALIDADE PARA AS ESCOLAS DO CAMPO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁTICOS, SEMIÁRIDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA41_ID1292_19092019192615.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:45:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANO CUSTODIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANO CUSTÓDIO"
    "autor_email" => "fabiano.geografia@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPIA GRANDE - UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png"
    "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 63083
    "edicao_id" => 114
    "trabalho_id" => 213
    "inscrito_id" => 1292
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO “CLIMOGRAMA DO SEMIÁRIDO” NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO DO CARIRI PARAIBANO"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NAS ESCOLAS DO CAMPO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESPAÇO GEOGRÁFICO, OU SEJA, O MUNDO E SUAS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS. CONTUDO, PARA QUE O ENSINO DE GEOGRAFIA SEJA PROVEITOSO, DEVE-SE CONSIDERAR AS NECESSIDADES DOS ALUNOS, SEU DIA A DIA, POIS É FAZENDO A RELAÇÃO COM O MEIO EM QUE CONVIVEM QUE É POSSÍVEL TER UM ENSINO DE QUALIDADE NA GEOGRAFIA. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO INTITULADO “CLIMOGRAMA DO SEMIÁRIDO”. ESTE RECURSO DIDÁTICO FOI PRODUZIDO NO ÂMBITO DO PROJETO DE EXTENSÃO REALIZADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA ILDEFONSO ANSELMO DA SILVA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE AMPARO-PB. PARA EXECUÇÃO DESSA PESQUISA, UTILIZAMOS OS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO, QUE FOI DIVIDIDA EM MOMENTOS DE CAPACITAÇÕES/PRODUÇÕES E EXPERIMENTAÇÃO NOS CONTEXTOS ACADÊMICO E ESCOLAR. A PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO FOI  REALIZADO NA SALA DE AULA ENVOLVENDO OS UNIVERSITÁRIOS, ALUNOS E A PROFESSORA TITULAR. VERIFICAMOS QUE O RECURSO DIDÁTICO PRODUZIDO FOI DE GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS TROUXE DE UMA FORMA CONCRETA E CONTEXTUALIZADA O ENSINO SOBRE CLIMAS QUE SERIAM VISUALIZADAS APENAS POR IMAGENS DO LIVRO DIDÁTICO DE UMA FORMA DISTANTE DA REALIDADE. DESTA FORMA, IDENTIFICAMOS O QUANTO FOI VÁLIDO A CONTRIBUIÇÃO DE PRODUZIR COM OS PRÓPRIOS ALUNOS ESSE RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DESTES, CONTRIBUINDO PARA UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DE QUALIDADE PARA AS ESCOLAS DO CAMPO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁTICOS, SEMIÁRIDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA41_ID1292_19092019192615.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:45:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANO CUSTODIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANO CUSTÓDIO"
    "autor_email" => "fabiano.geografia@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPIA GRANDE - UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png"
    "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de novembro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NAS ESCOLAS DO CAMPO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESPAÇO GEOGRÁFICO, OU SEJA, O MUNDO E SUAS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS. CONTUDO, PARA QUE O ENSINO DE GEOGRAFIA SEJA PROVEITOSO, DEVE-SE CONSIDERAR AS NECESSIDADES DOS ALUNOS, SEU DIA A DIA, POIS É FAZENDO A RELAÇÃO COM O MEIO EM QUE CONVIVEM QUE É POSSÍVEL TER UM ENSINO DE QUALIDADE NA GEOGRAFIA. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO INTITULADO “CLIMOGRAMA DO SEMIÁRIDO”. ESTE RECURSO DIDÁTICO FOI PRODUZIDO NO ÂMBITO DO PROJETO DE EXTENSÃO REALIZADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA ILDEFONSO ANSELMO DA SILVA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE AMPARO-PB. PARA EXECUÇÃO DESSA PESQUISA, UTILIZAMOS OS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO, QUE FOI DIVIDIDA EM MOMENTOS DE CAPACITAÇÕES/PRODUÇÕES E EXPERIMENTAÇÃO NOS CONTEXTOS ACADÊMICO E ESCOLAR. A PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO FOI REALIZADO NA SALA DE AULA ENVOLVENDO OS UNIVERSITÁRIOS, ALUNOS E A PROFESSORA TITULAR. VERIFICAMOS QUE O RECURSO DIDÁTICO PRODUZIDO FOI DE GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS TROUXE DE UMA FORMA CONCRETA E CONTEXTUALIZADA O ENSINO SOBRE CLIMAS QUE SERIAM VISUALIZADAS APENAS POR IMAGENS DO LIVRO DIDÁTICO DE UMA FORMA DISTANTE DA REALIDADE. DESTA FORMA, IDENTIFICAMOS O QUANTO FOI VÁLIDO A CONTRIBUIÇÃO DE PRODUZIR COM OS PRÓPRIOS ALUNOS ESSE RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DESTES, CONTRIBUINDO PARA UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DE QUALIDADE PARA AS ESCOLAS DO CAMPO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.