AS PRÁTICAS AMBIENTAIS SÃO CONSIDERADAS FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA COMUNIDADE QUE QUER ADOTAR UMA POSTURA INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO EDUCATIVO. CONTUDO, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NECESSITA SER RECONHECIDA COMO PRÁTICA EFETIVA, ALCANÇANDO O MESMO STATUS DAS DISCIPLINAS DITAS CIENTÍFICAS. DESSE MODO, OBJETIVOU-SE COM ESTE ESTUDO DISCUTIR OS SABERES SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR, COMO PROCESSO DE CONTRIBUIÇÃO DE TODOS QUE COMPÕEM A INSTITUIÇÃO PROMOVENDO CONHECIMENTOS E ARTICULANDO AÇÕES PROMISSORAS PARA O MEIO AMBIENTE. A PESQUISA BASEOU-SE NOS PRINCÍPIOS DA PESQUISA PARTICIPANTE E FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DA PARAÍBA E CONTOU COM UM UNIVERSO DE 20 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM FEVEREIRO DE 2018. CONCLUI-SE A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS QUE O DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA AJUDA OS ALUNOS A CONSTRUÍREM UMA CONSCIÊNCIA GLOBAL DAS QUESTÕES RELATIVAS AO MEIO AMBIENTE, AO MESMO TEMPO EM QUE ASSUME POSIÇÕES AFINADAS COM OS VALORES REFERENTES À SUA PROTEÇÃO E MELHORIA, MEDIANTE AÇÕES COLETIVAS.