O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL VEM GANHANDO FORÇA NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL, DE TAL FORMA QUE TEM SIDO IMPERIOSA A BUSCA POR MATERIAIS ALTERNATIVOS, TANTO PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE COMO PARA REDUZIR OS CUSTOS FINAIS DE PROJETOS. O SETOR DE ROCHAS ORNAMENTAIS CONFIGURA-SE COMO UMAS DAS ATIVIDADES QUE MAIS TEM CRESCIDO NO BRASIL NAS TRÊS ÚLTIMAS DÉCADAS, E NO PROCESSO DE BENEFICIAMENTO É GERADO GRANDE VOLUME DE RESÍDUOS. ASSIM, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR AS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS PISOS INTERTRAVADOS PRODUZIDOS COM REJEITOS DO BENEFICIAMENTO DE MÁRMORES COMO AGREGADO GRAÚDO NA PRODUÇÃO DE PISOS INTERTRAVADOS. FORAM REALIZADOS ENSAIOS DE CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DO RESÍDUO, DOS AGREGADOS CONVENCIONAIS E DO CIMENTO E, POSTERIORMENTE, MOLDADOS CORPOS DE PROVA PRISMÁTICOS NAS DIMENSÕES DE 20 CM X 10 CM X 6 CM, COM SUBSTITUIÇÃO DO AGREGADO GRAÚDO CONVENCIONAL POR REJEITOS DE MÁRMORES NOS TEORES DE 20% E 40%. POR FIM, FOI REALIZADA A DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS NAS IDADES DE CURA DE 7,14 E 28 DIAS. OBSERVOU-SE QUE OS PISOS INTERTRAVADOS PRODUZIDOS COM INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DE MÁRMORE, NOS DOIS TEORES ESTUDADOS, APRESENTARAM RESULTADOS DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO INFERIORES AOS OBTIDOS PARA OS PISOS INTERTRAVADOS DE REFERÊNCIA, PORÉM ATINGIRAM A RESISTÊNCIA MÍNIMA EXIGIDA PARA SEREM UTILIZADOS SUBMETIDOS ÀS SOLICITAÇÕES DE TRÁFEGO DE PEDESTRES, VEÍCULOS LEVES E VEÍCULOS COMERCIAIS DE LINHA CONFORME ESTABELECIDO POR NORMA.