PARA A REALIZAÇÃO DE QUALQUER PROCESSO DE EDUCAÇÃO, PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO VOLTADOS PARA QUESTÕES AMBIENTAIS É IMPORTANTE CONHECER A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DO GRUPO ENVOLVIDO. ESSE CONHECIMENTO É FUNDAMENTAL PARA COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE O SER HUMANO E A NATUREZA. LOGO, AS ESTRATÉGIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEVEM PARTIR DA FORMA QUE OS SERES HUMANOS VEEM, INTERPRETAM E AGE SOBRE O MEIO, CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES DE SEU PAPEL CIDADÃO. NESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI ANALISAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. O ESTUDO SERVIU DE BASE PARA A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE MEIO AMBIENTE NAS TURMAS DA ESCOLA, REALIZADAS DURANTE O ANO LETIVO. ESSE TRABALHO RETRATA UMA PESQUISA PARTICIPANTE REALIZADA NO COM 135 ESTUDANTES DAS TURMAS DO 1° AO 5° ANO DO FUNDAMENTAL I. ANALISANDO OS DESENHOS, CONTATOU QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES VEEM O MEIO AMBIENTE NATURAL (70%) E SEM A PRESENÇA DO SER HUMANO. OUTROS 30% ILUSTRARAM O MEIO AMBIENTE CONSTRUÍDO, MAS AINDA EXPRESSARAM COM O MÍNIMO DE INTERFERÊNCIA HUMANA, EM UMA VISÃO PRESERVACIONISTA. DESTACA-SE QUE OS ESTUDANTES NÃO REPRESENTARAM NOS DESENHOS A SUA REALIDADE, ILUSTRANDO UM AMBIENTE COM MUITAS MACIEIRAS, COQUEIROS, ANIMAIS, MUITA ÁGUA, GRAMA VERDE, FLORES, UM AMBIENTE CHEIO DE VIDA E CORES. VERIFICOU-SE DIFERENÇA ENTRE A REALIDADE IMEDIATA DO MEIO AMBIENTE E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DO GRUPO ENVOLVIDO, REQUERENDO INTENSO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.