EM CURSOS DA ÁREA DA TECNOLOGIA, DISCIPLINAS COMO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL SÃO COBRADAS DESDE O PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO, ESSAS DISCIPLINAS POSSUEM ALTAS TAXAS DE REPROVAÇÃO, A ESSE FATO SÃO ATRIBUÍDAS ÀS DIFICULDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. PARA AMENIZAR OS FATORES NEGATIVOS NA APRENDIZAGEM DO CÁLCULO, PROPÕEM-SE A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES QUE PERMITAM A EXPLORAÇÃO DAS DEFINIÇÕES MATEMÁTICAS, VISANDO UMA PERCEPÇÃO INOVADORA NAS PRÁTICAS DE ENSINO DO CÁLCULO. O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA ACERCA DO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA FACILITAR A VISUALIZAÇÃO DE SUPERFÍCIES GEOMÉTRICAS E CONSEQUENTEMENTE AJUDAR NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM ALUNOS DA TURMA DE CÁLCULO VETORIAL, DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E CONTROLE, DO IFPB (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA) – CAMPUS CAJAZEIRAS. FOI PROPOSTO UM QUESTIONÁRIO ACERCA DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUANTO AO USO DO GEOGEBRA NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES QUE ENVOLVESSEM CÁLCULO. VERIFICOU-SE UMA ÓTIMA ACEITABILIDADE DO GEOGEBRA, BEM COMO A FACILIDADE QUE O SOFTWARE PERMITE NA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO. A PARTIR DO ESTUDO OBSERVOU-SE QUE É NECESSÁRIO O EMPREGO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, VISANDO UMA FACILITAÇÃO NO ENTENDIMENTO DAS QUESTÕES DE CÁLCULO.