EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA ALIADA A DIDÁTICA TEÓRICA PODEM SER EFICAZES NO ENSINO SUPERIOR? FOI COM ESTE QUESTIONAMENTO QUE PROPOMOS DESCREVER O USO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE CONTEÚDOS DE COMPORTAMENTO ANIMAL PARA GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) OS DISCENTES DA DISCIPLINA DE COMPORTAMENTO ANIMAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE DO PERÍODO ACADÊMICO 2018.1 REALIZARAM UMA PESQUISA CIENTÍFICA EM TODAS AS SUAS ETAPAS; DELINEAMENTO, COLETA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS REAIS SOBRE COMPORTAMENTO DO CARANGUEJO CHAMA-MARÉ. A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS DISCENTES REVELOU UMA SATISFATÓRIA EXPERIÊNCIA/VIVÊNCIA DE DIDÁTICA PRÁTICA. O SUCESSO DA DIDÁTICA PRÁTICA OBSERVADO AQUI FOI ALCANÇADA DEVIDO A UNIÃO COM A DIDÁTICA TEÓRICA. NOSSAS OBSERVAÇÕES REVELARAM QUE A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS DISCENTES NAS DIVERSAS ETAPAS DA EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA APRESENTOU RELEVANTES ASPECTOS COGNITIVOS ASSOCIADOS A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO, MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO DE CAMPOS NOVOS DE CONTEÚDO, COMO A EXECUÇÃO DE UMA PESQUISA CIENTÍFICA INCLUINDO SUAS NORMAS E ESTÉTICAS. EM SÍNTESE, SE MOSTROU COMO PILARES DO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES, A PARTICIPAÇÃO, O ENVOLVIMENTO E MOTIVAÇÃO. O PROCESSO DE METODOLOGIA ATIVA POR ABP PROVOCOU UMA PROFUNDA REFLEXÃO NOS DISCENTES, PROMOVENDO REELABORAÇÃO DE NOVAS ETAPAS DE FORMA AUTÔNOMA E PARTICIPATIVA. EM UMA ETAPA NÃO ESPERADA/PROGRAMADA DESTE PROCESSO, O FEEDBACK POSITIVO SE REVELOU EM RESULTADOS INÉDITOS DA EXPERIMENTAÇÃO QUE FORAM APRESENTADOS EM UM CONGRESSO LOCAL COM O DESTAQUE DE APRESENTAÇÃO ORAL A CONVITE DO EVENTO.