O MARKETING AMBIENTAL, TAMBÉM CONHECIDO COMO MARKETING VERDE, CONSISTE EM UMA VERTENTE DO MARKETING CUJA SUA APLICAÇÃO TRAZ CONSIGO O APELO AMBIENTAL. É UM INSTRUMENTO DE IMPORTANTE INFLUÊNCIA NA MELHORIA DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA SOCIEDADE, ALÉM DE CONTRIBUIR NA VISIBILIDADE DAS EMPRESAS, BEM COMO EM SUAS ESTRATÉGIAS PARA MANTER-SE NO MERCADO. A APLICAÇÃO DESSETIPO DE MARKETING, NA CONJUNTURA ATUAL, NA QUAL AS EMPRESAS EXPLORAM OS RECURSOS NATURAIS, SEM NENHUMA PREOCUPAÇÃO COM OS IMPACTOS AMBIENTAIS QUE ESTÃO CAUSANDO, É DE SIGNIFICATIVO AVANÇO PARA UM FUTURO PROMISSOR, ONDE A SAÚDE E BEM- ESTAR, TANTO DO SER HUMANO, QUANTO DO MEIO AMBIENTE ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR. A PERSPECTIVA, NOS NEGÓCIOS, DE BENEFICIAR O CONSUMIDOR, QUE PODERÁ OPTAR POR PRODUTOS AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEIS ESTÁ INTRINSECAMENTE LIGADA A EXECUÇÃO DE PLANEJAMENTOS EMPRESARIAIS CADA VEZ MAIS ECOLÓGICOS. ASSIM, O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA EXPOR A NECESSIDADE E APLICAÇÃO DO MARKETING AMBIENTAL NAS EMPRESAS. PARA ALCANÇAR ESSE OBJETIVO, METODOLOGICAMENTE, REALIZOU-SE UM LEVANTAMENTO E ANÁLISE CRÍTICA DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE ABORDAM OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO MARKETING AMBIENTAL.