AS GEOCIÊNCIAS ESTÃO COM A POPULARIZAÇÃO DE SEU CONHECIMENTO RODEADO DE ADVERSIDADES, UMA DELAS, SE NÃO A PRINCIPAL, É O DISTANCIAMENTO CADA VEZ MAIS NOTÁVEL DA SOCIEDADE COM A NATUREZA. O LOCUS DESTE ESTUDO É O PARQUE DA PEDRA FURADA SITUADO NO BATÓLITO DE ALAGOINHA, NO MUNICÍPIO DE VENTUROSA NO ESTADO DE PERNAMBUCO, QUE APRESENTA UMA BELEZA SINGULAR E REGISTROS ARQUEOLÓGICOS IMPORTANTES PARA O ESTUDO DA HUMANIDADE DO PASSADO, PORÉM AO MESMO TEMPO SOFRE COM O DESCASO E FALTA DE MONITORAMENTO. SENDO O CONTATO COM A NATUREZA DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DAS GEOCIÊNCIAS TANTO NA EDUCAÇÃO FORMAL QUANTO NA INFORMAL, UMA DAS ESTRATÉGIAS CADA VEZ MAIS UTILIZADA É O GEOTURISMO QUE PERMITE INTERPRETAR O AMBIENTE EM RELAÇÃO A SUA DINÂMICA PROPORCIONANDO UMA MAIOR AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO QUE OBJETIVA TAMBÉM A GEOCONSERVAÇÃO DO LOCAL. NESTE CONTEXTO, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA EXPLORAÇÃO GEOTURÍSTICA DO GEOSSÍTIO PARQUE DA PEDRA FURADA PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO ACERCA DAS GEOCIÊNCIAS INTERLIGADO COM A SUA PRESERVAÇÃO. PARA TAL, A PESQUISA SE ESTRUTURA A PARTIR DO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS PRINCIPAIS DISCUSSÕES ACERCA DO GEOTURISMO E EDUCAÇÃO JUNTAMENTE COM A APLICAÇÃO DO MÉTODO QUALITATIVO PARA A OBTENÇÃO DE DADOS E INFORMAÇÕES NA ÁREA DE ESTUDO.