COM O CRESCIMENTO EXACERBADO DAS CIDADES, QUE ACARRETOU O ÊXODO RURAL HOUVE-SE UMA GRANDE DEMANDA NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL E CONSEQUENTEMENTE DEU-SE À UTILIZAÇÃO INADEQUADA DO MEIO AMBIENTE. VISTO QUE, COM O ESGOTAMENTO DOS RECURSOS NATURAIS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SURGE COMO PAPEL DE PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE, OCASIONANDO UM NOVO ESTILO DE VIDA E ASSIM NÃO COMPROMETER OS RECURSOS DAS GERAÇÕES FUTURAS. O PRESENTE TRABALHO ENFATIZA QUE A INSTAURAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SENDO DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL. DESTE MODO É CRUCIAL A PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA, QUE COM USO DE METODOLOGIAS EFICAZES INSTIGARIA AS PRÁTICAS AMBIENTAIS TORNANDO ESSES HÁBITOS UMA ROTINA DIÁRIA NA VIDA DOS ALUNOS. INSERIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM SÉRIES PRIMÁRIAS ABRE PORTAS PARA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS COM PENSAMENTOS SOCIOAMBIENTAIS, PROPORCIONANDO UMA QUALIDADE DE VIDA MAIS SUSTENTÁVEL. DEVIDO A ISTO, SURGIU A IDEIA E A NECESSIDADE DE REALIZAR UMA PESQUISA PRETENDENDO ANALISAR O CENÁRIO DE FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL.