LOPES, Junio Alves et al.. Ensino da mecânica dos solos e a experimentação. Anais I CONIMAS e III CONIDIS... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/63499>. Acesso em: 23/12/2024 02:27
A BUSCA POR FORNECER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DEVE SER ALGO CONSTANTE, VIABILIZAR MANEIRAS DE DIFUNDIR O CONHECIMENTO DE FORMA FACILITADA É O GRANDE DILEMA DOS DOCENTES. UMA DAS FORMAS DE ALCANÇAR ÊXITO É A ADOÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, EM QUE OS DISCENTES PARTICIPEM DO SEU PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE FORMA CONSCIENTE POR MEIO DE DESAFIOS, EXPERIMENTAÇÃO E PRÁTICAS. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É EVIDENCIAR COMO A EXPERIMENTAÇÃO PODE AUXILIAR NO PROCESSO CONSTRUTIVO DO SABER PARA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SOLOS E FUNDAÇÕES, COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, PARA ISSO FOI IMPLEMENTADAS DE AULAS PRÁTICAS SOBRE ENSAIOS LABORATORIAIS. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS ANTES E APÓS OS ENSAIOS OBTIDOS RESULTADOS QUE COMPROVAM QUE OS ALUNOS COMPREENDEM MELHOR OS ASSUNTOS QUANDO SÃO SUBMETIDOS A METODOLOGIAS ATIVAS, NO CASO A EXPERIMENTAÇÃO. APÓS A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE LABORATÓRIO, 87% DOS ALUNOS ENTREVISTADOS AFIRMARAM QUE CONSEGUEM ABSORVER MELHOR OS ASSUNTOS COM AULAS PRÁTICAS, ENQUANTO 6% AFIRMARAM QUE CONSEGUIAM VISUALIZAR COMO SÃO REALIZADOS OS ENSAIOS SEM AS PRÁTICAS LABORATORIAIS. FOI APLICADO UM EXERCÍCIO ANTES E DEPOIS DOS ENSAIOS. HOUVE UMA MELHORA CONSIDERÁVEL DO ENTENDIMENTO, POIS ANTES DA AULA PRÁTICA HAVIA UM ÍNDICE DE ACERTO DAS QUESTÕES ESPECÍFICAS DE 47% E APÓS AS PRÁTICAS, ESSE NÚMERO SUBIU PARA 82% DE ACERTOS. ESSES DADOS APONTAM A NECESSIDADE DE BUSCAR METODOLOGIAS QUE PROPICIE AOS ALUNOS UMA FORMA FÁCIL E PRÁTICA DE REPASSAR OS ASSUNTOS DA DISCIPLINA E UM MEIO EFICIENTE E EFICAZ É A EXPERIMENTAÇÃO.