ENSINO DA MECÂNICA DOS SOLOS E A EXPERIMENTAÇÃO
"2019-11-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 63499 "edicao_id" => 114 "trabalho_id" => 706 "inscrito_id" => 2096 "titulo" => "ENSINO DA MECÂNICA DOS SOLOS E A EXPERIMENTAÇÃO" "resumo" => "A BUSCA POR FORNECER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DEVE SER ALGO CONSTANTE, VIABILIZAR MANEIRAS DE DIFUNDIR O CONHECIMENTO DE FORMA FACILITADA É O GRANDE DILEMA DOS DOCENTES. UMA DAS FORMAS DE ALCANÇAR ÊXITO É A ADOÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, EM QUE OS DISCENTES PARTICIPEM DO SEU PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE FORMA CONSCIENTE POR MEIO DE DESAFIOS, EXPERIMENTAÇÃO E PRÁTICAS. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É EVIDENCIAR COMO A EXPERIMENTAÇÃO PODE AUXILIAR NO PROCESSO CONSTRUTIVO DO SABER PARA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SOLOS E FUNDAÇÕES, COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, PARA ISSO FOI IMPLEMENTADAS DE AULAS PRÁTICAS SOBRE ENSAIOS LABORATORIAIS. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS ANTES E APÓS OS ENSAIOS OBTIDOS RESULTADOS QUE COMPROVAM QUE OS ALUNOS COMPREENDEM MELHOR OS ASSUNTOS QUANDO SÃO SUBMETIDOS A METODOLOGIAS ATIVAS, NO CASO A EXPERIMENTAÇÃO. APÓS A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE LABORATÓRIO, 87% DOS ALUNOS ENTREVISTADOS AFIRMARAM QUE CONSEGUEM ABSORVER MELHOR OS ASSUNTOS COM AULAS PRÁTICAS, ENQUANTO 6% AFIRMARAM QUE CONSEGUIAM VISUALIZAR COMO SÃO REALIZADOS OS ENSAIOS SEM AS PRÁTICAS LABORATORIAIS. FOI APLICADO UM EXERCÍCIO ANTES E DEPOIS DOS ENSAIOS. HOUVE UMA MELHORA CONSIDERÁVEL DO ENTENDIMENTO, POIS ANTES DA AULA PRÁTICA HAVIA UM ÍNDICE DE ACERTO DAS QUESTÕES ESPECÍFICAS DE 47% E APÓS AS PRÁTICAS, ESSE NÚMERO SUBIU PARA 82% DE ACERTOS. ESSES DADOS APONTAM A NECESSIDADE DE BUSCAR METODOLOGIAS QUE PROPICIE AOS ALUNOS UMA FORMA FÁCIL E PRÁTICA DE REPASSAR OS ASSUNTOS DA DISCIPLINA E UM MEIO EFICIENTE E EFICAZ É A EXPERIMENTAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Produção do Conhecimento: Para quê e para quem" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, EXPERIMENTAÇÃO, ENSAIOS LABORATORIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA35_ID2096_04112019150117.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 11:45:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUNIO ALVES LOPES" "autor_nome_curto" => "JUNIO LOPES" "autor_email" => "junioalves1997@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PARAÍBA- CAMPUS MONTEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019" "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png" "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 63499 "edicao_id" => 114 "trabalho_id" => 706 "inscrito_id" => 2096 "titulo" => "ENSINO DA MECÂNICA DOS SOLOS E A EXPERIMENTAÇÃO" "resumo" => "A BUSCA POR FORNECER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DEVE SER ALGO CONSTANTE, VIABILIZAR MANEIRAS DE DIFUNDIR O CONHECIMENTO DE FORMA FACILITADA É O GRANDE DILEMA DOS DOCENTES. UMA DAS FORMAS DE ALCANÇAR ÊXITO É A ADOÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, EM QUE OS DISCENTES PARTICIPEM DO SEU PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE FORMA CONSCIENTE POR MEIO DE DESAFIOS, EXPERIMENTAÇÃO E PRÁTICAS. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É EVIDENCIAR COMO A EXPERIMENTAÇÃO PODE AUXILIAR NO PROCESSO CONSTRUTIVO DO SABER PARA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SOLOS E FUNDAÇÕES, COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, PARA ISSO FOI IMPLEMENTADAS DE AULAS PRÁTICAS SOBRE ENSAIOS LABORATORIAIS. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS ANTES E APÓS OS ENSAIOS OBTIDOS RESULTADOS QUE COMPROVAM QUE OS ALUNOS COMPREENDEM MELHOR OS ASSUNTOS QUANDO SÃO SUBMETIDOS A METODOLOGIAS ATIVAS, NO CASO A EXPERIMENTAÇÃO. APÓS A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE LABORATÓRIO, 87% DOS ALUNOS ENTREVISTADOS AFIRMARAM QUE CONSEGUEM ABSORVER MELHOR OS ASSUNTOS COM AULAS PRÁTICAS, ENQUANTO 6% AFIRMARAM QUE CONSEGUIAM VISUALIZAR COMO SÃO REALIZADOS OS ENSAIOS SEM AS PRÁTICAS LABORATORIAIS. FOI APLICADO UM EXERCÍCIO ANTES E DEPOIS DOS ENSAIOS. HOUVE UMA MELHORA CONSIDERÁVEL DO ENTENDIMENTO, POIS ANTES DA AULA PRÁTICA HAVIA UM ÍNDICE DE ACERTO DAS QUESTÕES ESPECÍFICAS DE 47% E APÓS AS PRÁTICAS, ESSE NÚMERO SUBIU PARA 82% DE ACERTOS. ESSES DADOS APONTAM A NECESSIDADE DE BUSCAR METODOLOGIAS QUE PROPICIE AOS ALUNOS UMA FORMA FÁCIL E PRÁTICA DE REPASSAR OS ASSUNTOS DA DISCIPLINA E UM MEIO EFICIENTE E EFICAZ É A EXPERIMENTAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Produção do Conhecimento: Para quê e para quem" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, EXPERIMENTAÇÃO, ENSAIOS LABORATORIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA35_ID2096_04112019150117.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 11:45:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUNIO ALVES LOPES" "autor_nome_curto" => "JUNIO LOPES" "autor_email" => "junioalves1997@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PARAÍBA- CAMPUS MONTEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019" "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png" "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }