Artigo Anais I CONIMAS e III CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO SUPORTE À GESTÃO PARTICIPATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATÓRIA, PARTICIPAÇÃO SOCIAL, HIDROGRAFIA, GESTÃO DE ÁGUAS Comunicação Oral (CO) AT 01: Produção do Conhecimento: Para quê e para quem
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Publicado em 20 de novembro de 2019

Resumo

O USO DA TERRA E DA ÁGUA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA MANUTENÇÃO HUMANA E SOCIAL, CONHECER OS RIOS QUE NOS CIRCUNDAM E ENTENDER A REAL IMPORTÂNCIA DELES, SE FAZ NECESSÁRIO PARA UMA MANUTENÇÃO CONSTANTE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DOS USOS DESORDENADOS. ASSIM, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO EXPOR E PROPOR MEDIDAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO SUPORTE A GESTÃO PARTICIPATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS. AINDA POR MEIO DE REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS, QUE VISA A CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS DE IMAGENS, PARA IDENTIFICAR OS PROBLEMAS AMBIENTAIS, QUE DARÃO SUPORTE A IDAS DE CAMPO, A FIM DE VISUALIZAR E VALIDAR OS DADOS ADQUIRIDOS. ESSAS MEDIDAS DARÃO SUPORTE PARA APRESENTAÇÃO DE PALESTRAS E OFICINAS, COM O INTUITO DE GERAR INTEGRAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE. PROMOVENDO IDENTIDADE SOCIAL, POIS SE PRECISA PENSAR NOS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS DE MANEIRA MULTIDIMENSIONAL E ABRANGENTE, PARA AUXILIAR NO PLANEJAMENTO AMBIENTAL, ORDENAMENTO DE TERRITÓRIO, GESTÃO PARTICIPATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS COMO MODELO DE APOIO À DECISÃO. SENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL UMA PROMOTORA DE CONSCIÊNCIA SOCIAL E SUPORTE A GESTÃO PARTICIPATIVA DE FORMA JUSTA, NO USO DOS RECURSOS NATURAIS, SOBRETUDO DA ÁGUA.

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