A ARTICULAÇÃO DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR VISA APROXIMAR A ESCOLA E A UNIVERSIDADE, PROPICIANDO ASSIM, DIÁLOGOS DE SABERES E O ENTRELAÇO EDUCACIONAL E CULTURAL. NO CONTEXTO DA EXPERIÊNCIA NO SEMIÁRIDO, TRABALHAR NA ESCOLA COM PROPOSTAS EDUCATIVAS EXTENSIONISTAS QUE VISEM A INCLUSÃO NO COTIDIANO DA SALA DE AULA DE HISTÓRIA COM QUESTÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E CULTURAIS NA EDUCAÇÃO DAS JUVENTUDES É FUNDAMENTAL, POIS PROPICIA O APRENDIZADO DE MÚLTIPLOS SABERES PARA ALÉM DO CURRÍCULO PRESCRITO. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR PRÁTICAS EDUCATIVAS A PARTIR DE AÇÕES EXTESIONISTAS NA ESCOLA VIVENCIADAS A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO CINEMA ITINERANTE NA ESCOLA: CULTURAS INFANTOJUVENIS, NA INCLUSÃO DE TEMÁTICAS SOCIAIS VIABILIZADAS NO DIALOGO ENTRE CINEMA E JUVENTE. O HORIZONTE TEÓRICO QUE BALIZOU ESTE ESTUDO FORAM AS DISCUSSÕES EDUCACIONAIS TECIDAS POR FREIRE (2002), STRIEDER (2004), DAYRELL (2003). TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O CINEMA NA ESCOLA ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DESTA LINGUAGEM NO DEBATE COM AS JUVENTUDES E SUAS PERSPECTIVAS SOCIAIS. A AÇÃO EXTENSIONISTA COM O CINEMA NA ESCOLA POSSIBILITA NOVOS OLHARES PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES, POIS PERMITE O APRENDIZADO GERACIONAL ENTRE AS JUVENTUDES DA UNIVERSIDADE, EM PROCESSO DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL E AS DA ESCOLA. DISCUTIR SOBRE OS MEANDROS DESTE APRENDIZADO DIALÓGICO É PRIMORDIAL QUANDO SE PROPÕE PENSAR NO SEMIÁRIDO PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE VENHAM A MOVER INTERAÇÃO E INTEGRAÇÃO SOCIAIS, CULTURAIS E EDUCATIVAS.