A CAATINGA É O BIOMA MAIS DESVALORIZADO E POUCO CONHECIDO BOTANICAMENTE. ESTA SITUAÇÃO É DECORRENTE DE UMA CRENÇA INJUSTIFICADA DE QUE A CAATINGA É O RESULTADO DA MODIFICAÇÃO DE UMA OUTRA FORMAÇÃO VEGETAL, ESTANDO RELACIONADA A UMA DIVERSIDADE MUITO BAIXA DE PLANTAS, SEM ESPÉCIES ENDÊMICAS E ALTAMENTE MODIFICADA. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PODE LEVAR UMA NOVA PERCEPÇÃO NAS RELAÇÕES ENTRE O HOMEM E A NATUREZA, ASSIM COMO INDUZIR A NECESSIDADE NO SER HUMANO DE AGIR NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS AMBIENTAIS. A ESCOLA É UM LOCAL PROPÍCIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS, POIS FACILITA O ENVOLVIMENTO DE MEMBROS DE TODOS OS NÍVEIS DE UMA SOCIEDADE, ONDE PROFESSORES E ALUNOS TRABALHAM JUNTOS A FIM DE EXERCER SEU DEVER NA CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE COMO UM TODO. COM ISSO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI APRESENTAR AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL IOLANDA TEREZA CHAVES DE LIMA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CUBATI, SEMIÁRIDO PARAIBANO, A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DA FAUNA E FLORA DA CAATINGA, POR MEIO DE AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS, EM QUE FOI POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO DA COMUNIDADE ESTUDANTIL DO ENSINO MÉDIO COM ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO. A TEORIA, JUNTO COM A PRÁTICA, DESPERTOU INTERESSE NOS ALUNOS E CONTRIBUIU ASSIM PARA O APRIMORAMENTO DO CONHECIMENTO SOBRE O BIOMA CAATINGA E SUA CONSERVAÇÃO, ALÉM DE ESTABELECER UMA PONTE ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE, ATRAVÉS DA EXTENSÃO.