O SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL É PROPULSOR DE GRANDES DESENVOLVIMENTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS, NO ENTANTO É UM DOS MAIORES CONSUMIDORES DE MATÉRIA PRIMA E GERADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS, SENDO RESPONSÁVEL POR INÚMEROS IMPACTOS AMBIENTAIS. A SUBSTITUIÇÃO DOS AGREGADOS NATURAIS POR MATERIAIS NÃO CONVENCIONAIS PROVENIENTES DE RESÍDUOS DE OBRAS REPRESENTA UMA POSSIBILIDADE SUSTENTÁVEL. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL A PRODUÇÃO DE UM CONCRETO POR MEIO DA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO AGREGADO MIÚDO POR RESÍDUOS CLASSE A (CONCRETO EM GERAL) ORIUNDOS DOS ENTULHOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. A CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E MECÂNICA DOS MATERIAIS FOI REALIZADA NO LABORATÓRIO DE MATERIAIS DA FACULDADE SANTA MARIA. DETERMINOU-SE QUATRO TIPOS DE TRAÇO DE CONCRETO: TRAÇO CONVENCIONAL (CIMENTO PORTLAND CP 32 Z, AREIA MÉDIA, BRITA 0 E ÁGUA); TRAÇO 01, TRAÇO 02 E TRAÇO 03, COM SUBSTITUIÇÃO DE 5%, 10% E 15%, RESPECTIVAMENTE, DA AREIA MÉDIA UTILIZADA NO TRAÇO CONVENCIONAL POR RESÍDUO DE CONCRETO. FOI REALIZADA A MOLDAGEM DE CINCO CORPOS DE PROVA PARA CADA TRAÇO COM DIMENSÕES DE 10X20 CM, PROCESSO DE CURA E, POR FIM, A REALIZAÇÃO DOS ENSAIOS DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO AOS 7, 21 E 28 DIAS. OBTEVE COMO RESULTADO A COMPARAÇÃO ENTRE AS RESISTÊNCIAS DO CONCRETO CONVENCIONAL E O CONCRETO COM A SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO AGREGADO MIÚDO POR AGREGADO RECICLADO E CONCLUIU-SE QUE O PERCENTUAL DE 15% FOI O QUE PROMOVEU MELHOR COMPORTAMENTO MECÂNICO AO CONCRETO.