O PRESENTE TRABALHO ELEGE COMO OBJETO DE ESTUDO A TRANSVERSALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA
PORTUGUESA. NESSE CONTEXTO, FOI FEITA UMA COMPILAÇÃO DE TEÓRICOS QUE VERSAM SOBRE A
ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. PARA ILUSTRAR A DISCUSSÃO
TEÓRICA, FORAM ANALISADAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES CUJA TEMÁTICA ERA O MEIO AMBIENTE,
DESENVOLVIDAS EM UMA TURMA DO CURSO DE LETRAS. NAS PRODUÇÕES DOS ALUNOS, FOI POSSÍVEL
CONSTATAR UMA POSTURA CRÍTICA DIANTE DA REALIDADE, DE INFORMAÇÕES E VALORES VEICULADOS PELA
MÍDIA E DAQUELES TRAZIDOS POR ELES E VIVENCIADOS NOS ESPAÇOS OS QUAIS CIRCULAM NO SEU
COTIDIANO. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL EXPLORAR DIFERENTES SUPORTES TEXTUAIS COMO: REVISTAS,
JORNAIS, PANFLETOS, VÍDEOS ETC. SOMAM-SE A ISSO, AS POSSIBILIDADES DE SE TRABALHAR DIFERENTES
GÊNEROS TEXTUAIS, AS DIFERENTES LINGUAGENS, EM SUAS DIFERENTES FORMAS DE EXPRESSÃO: PALAVRAS,
CORES, FORMAS, GESTOS ETC. O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DIDÁTICOS QUE CONTEMPLAM O TEMA
TRANSVERSAL “MEIO AMBIENTE” NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA É UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA
QUE APRESENTA POTENCIALIDADE PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES/ESCRITORES CRÍTICOS E ATUANTES DE
ACORDO COM OS PRINCÍPIOS NORTEADORES DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E ATENDE AOS
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – TEMAS
TRANSVERSAIS (1998).