ESSE TRABALHO É UMA PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ELABORADO A PARTIR DE DADOS COLETADOS A PARTIR DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS AOS ESTUDANTES DO 7º ANO E AOS PROFESSORES DA TURMA. OS INTEGRANTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – PRP DO SUBPROJETO DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB, IMERSOS COMO BOLSISTAS E OUTROS COMO VOLUNTÁRIOS, A PARTIR DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO. O ESTUDO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA PERIFERIA DE CAMPINA GRANDE – PB, COM A TURMA DO 7º ANO, COM A PROFESSORA DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS E OS RESIDENTES QUE TAMBÉM REPRESENTAM A TURMA. PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS FOI UTILIZADA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, GARANTINDO VARIADOS RESULTADOS NO ÂMBITO DAS AULAS DE CIÊNCIAS. VISANDO IDENTIFICAR AS ALTERNATIVAS PARA UMA MELHOR RELAÇÃO ENTRE AS PARTES ENVOLVIDAS NESSE PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E ENCONTRAR ESTRATÉGIAS PARA SOLUCIONAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS. ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS, BASEADO NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, BUSCA A IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS CENTRAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA BOA RELAÇÃO ENTRE AMBOS E POR FIM, DISCERNIR DE QUE MANEIRA ESSA RELAÇÃO PODE INFLUENCIAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM.