Artigo Anais I CONIMAS e III CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

A BOTÂNICA NOS CURSOS TÉCNICOS DO COLÉGIO AGRÍCOLA VIDAL DE NEGREIROS (CAVN/CCHSA/UFPB)

Palavra-chaves: REINO VEGETAL, REFLORA, AULAS PRÁTICAS Comunicação Oral (CO) AT 07: Educação e Comunicação Publicado em 20 de novembro de 2019

Resumo

A BOTÂNICA É O RAMO DA BIOLOGIA QUE SE DEDICA AO ESTUDO DAS PLANTAS. O ENSINO DA BOTÂNICA NO COLÉGIO AGRÍCOLA VIDAL DE NEGREIROS (CAVN) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – CAMPUS III CONSISTIU DE AULAS QUE TEM COMO FINALIDADE DESPERTA A CURIOSIDADES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, ESTIMULANDO A CURISIDADE SOBRE CONTÉUDO DO COMPONENTE CURRICULAR, INSTRUINDO AOS MESMOS A BUSCA PELO CONHECIMENTO DOS BIOMAS DAS SUAS REGIÕES. OS ALUNOS TIVERAM A PRIMEIRA AULA DE BOTÂNICA, UTILIZANDO O HERBÁRIO REFLORA. O HERBÁRIO FOI UTILIZADO COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO E FAMILIARIZAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO QUE SERIA REALIZADO NAS AULAS SEGUINTES. A AULA PRÁTICA EM CAMPO, EM QUE FORAM COLETADAS AS PLANTAS PARA TRABALHAR EM SALA COMO AULA TEÓRICA, TEVE UMA BOA INTERAÇÃO DOS ALUNOS. AS PLANTAS QUE FORAM COLETADAS DE INTERESSE DOS ALUNOS FORAM COLOCADAS PARA SECAR EM PRENSA PARA A ELABORAÇÃO DE UM PEQUENO HERBÁRIO DAS TURMAS DO SEGUNDO ANO, QUE FOI EXPOSTO NO ESTANDE DO “MEIO AMBIENTE, NA EXPOTEC 2018 CAVN” ONDE OS PRÓPRIOS ALUNOS APRESENTARAM AS SUAS PLANTAS. COM O DECORRER DO TRABALHO FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE OS ALUNOS DEMOSTRARAM MAIS INTERESSE NAS AULAS PRÁTICAS E FORAM MAIS PARTICIPATIVOS. COM ISSO, PODEMOS AFIRMAR QUE O EMPREGO DE METODOLOGIAS EM QUE EMPREGAM A INCLUSÃO DE AULAS PRÁTICAS ALÉM DA TEORIA, É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.