A BOTÂNICA É UMA DAS ÁREAS DA BIOLOGIA QUE APRESENTA MAIOR DIFICULDADE DE COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS PELOS ALUNOS, SENDO MUITAS VEZES ABORDADA EM SALA DE AULA APENAS COM AULAS EXPOSITIVAS. AS PLANTAS MEDICINAIS SE TORNARAM UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NO ENSINO DE BOTÂNICA, POIS PERMITEM QUE SEJAM TRABALHADOS OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E POPULARES E POSSIBILITAM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS DA HORTA MEDICINAL E DA TRILHA ECOLÓGICA NO ENSINO DE BOTÂNICA, NO 2º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PEDRO II, PIAUÍ, BRASIL. NA REALIZAÇÃO DESSE TRABALHO, FOI UTILIZADO OS FUNDAMENTOS DA PESQUISA QUALITATIVA-QUANTITATIVA. OS DADOS FORAM OBTIDOS A PARTIR DE QUESTIONÁRIOS (PRÉ-TESTE E PÓS-TESTE). A ANÁLISE QUALITATIVA DOS DADOS DA PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. PARA A ANÁLISE QUANTITATIVA OS DADOS FORAM ANALISADOS POR INTERMÉDIO DE PROCEDIMENTOS DA ESTATÍSTICA DESCRITIVA. ATRAVÉS DA ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO PRÉ-TESTE FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE OS ALUNOS POSSUÍAM CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE PLANTAS MEDICINAIS E QUE O TEMA FAZ PARTE DO COTIDIANO. APÓS O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS PRÁTICAS UTILIZANDO AS PLANTAS MEDICINAIS HOUVE UM AUMENTO DO NÚMERO DE RESPOSTAS COMPLETAS E CORRETAS BASEADAS NO QUESTIONÁRIO PÓS-TESTE APLICADO AOS ALUNOS. VERIFICOU-SE QUE OS ALUNOS PARTICIPARAM ATIVAMENTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS QUE FORAM ABORDADOS E QUE O ESTUDO DA BOTÂNICA UTILIZANDO AS PLANTAS MEDICINAIS, TORNOU-SE MAIS ESTIMULANTE E POSSIBILITANDO A ASSOCIAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA.