O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR A HISTÓRIA DE VIDA DOS SUJEITOS QUE FREQUENTAM A SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NESSA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AFIM DE IDENTIFICAR QUAIS SÃO OS SEUS ANSEIOS E COMPREENDER OS MOTIVOS QUE OS LEVARAM A ESTAREM NESSE ESPAÇO. PARA ISSO REALIZAMOS ENTREVISTAS, NA PERSPECTIVA QUALITATIVA E QUANTITATIVA, TENDO COMO PRINCIPAL INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS UM ROTEIRO DE QUESTÕES SEMIESTRUTURADAS, ANCORADO NOS ESTUDOS DE FONSECA (2002), SOUZA (2011), FREIRE (2015), VASCONCELOS (2002), GOUVEIA E SILVA (2015), DENTRE OUTROS. ADEMAIS, A PARTIR DAS ENTREVISTAS PERCEBEMOS QUE A HISTÓRIA DE VIDA DESSES SUJEITOS NOS REVELA A REALIDADE DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, SEUS ANSEIOS E ESPERANÇA DE MUDANÇAS DE VIDA E EXPECTATIVAS FUTURAS PRINCIPALMENTE VOLTADAS AO APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA.