Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 153
SABERES E METODOLOGIAS DO ENSINO DA HISTÓRIA: O MUSEU COMO ESPAÇO FORMATIVO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, HISTÓRIA, DIDÁTICA, POVOS INDÍGENAS, POVOS INDÍGENAS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO TRAZER A EXPERIÊNCIA VIVIDA DURANTE A VISITA AO MUSEU ARQUEOLÓGICO DO XINGÓ - MAX, E DISCUTIR SOBRE A FORMAÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DO ENSINO DA HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL, REPENSANDO NUMA NOVA DIDÁTICA. A TEMÁTICA DO ARTIGO DIALOGA JUNTAMENTE COM OS ASPECTOS OBSERVADOS NO MUSEU, PROPORCIONANDO ASSIM UMA REFLEXÃO DO CONTEÚDO OBSERVADO, SOBRE O QUÃO RICO ESTA ATIVIDADE PRÁTICA CONTRIBUI PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. NO CORPO DO TRABALHO AINDA, A PARTIR DO QUE FOI OBSERVADO, FOI COMPARADO AS FORMAS DE VIDA DOS POVOS INDÍGENAS NA PRÉ-HISTÓRIA E NA ATUALIDADE EM VISTA DA MODERNIDADE E DA SOCIEDADE CAPITALISTA QUE ESTAMOS VIVENDO. A VISITA ACONTECEU NO MUSEU ARQUEOLÓGICO DO XINGÓ, LOCALIZADO A POUCOS METROS DA USINA HIDRELÉTRICA. POSSUEM RICOS APARATOS HISTÓRICOS ARQUEOLÓGICOS DA VIDA PALEOLÍTICA DOS INDÍGENAS QUE VIVIAM NESTAS REGIÕES, ESTES QUE POSSUEM GRANDE RELEVÂNCIA PARA PESQUISADORES DA ÁREA. ATRAVÉS DESTA VISITAÇÃO DESTACAMOS A EXPRESSÃO CULTURAL A PARTIR DOS ARTEFATOS PRODUZIDOS BEM COMO SOBRE A SERVENTIA QUE ESTES POSSUÍAM NA ÉPOCA. IDENTIFICAMOS AINDA AS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS PRESENTES NOS DESENHOS RUPESTRES COMO TAMBÉM NOS ACESSÓRIOS UTILIZADOS. O ARTIGO TEM COMO METODOLOGIA A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, EM QUE SE PERMITE O CONTATO DIRETO COM O QUE ESTÁ SENDO OBSERVADO PARA SE OBTER INFORMAÇÕES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.