O PRESENTE ARTIGO DESTINA-SE A UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DAS PROVAS DA OBM NO PERÍODO DE 2010 Á 2017 COM OBJETIVO DE TRAÇAR O PERFIL DAS PROVAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA (OBM) APLICADA AOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A OBM ESPERA, POR MEIO DESSAS COMPETIÇÕES INTELECTUAIS, DESPERTAR E INCITAR O INTERESSE PELA MATEMÁTICA, TENDO COMO OBJETIVO APRIMORAR O ENSINO E INCENTIVAR OS ALUNOS A SEGUIREM CARREIRAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS E PREPARANDO OS ESTUDANTES PARA A CARREIRA PROFISSIONAL. TENDO COMO MATERIAL DE ESTUDO PARA EMBASAR A PESQUISA PCNS E A BNCC. POR MEIO DE UMA ANÁLISE DETALHADA DAS QUESTÕES FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR OS DIFERENTES NÍVEIS DAS PROVAS E AS ÁREAS DA MATEMÁTICA MAIS CONTEMPLADAS PELAS QUESTÕES, PORÉM EM NOSSA ANÁLISE DAREMOS ÊNFASE AO ESTUDO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE. ATRAVÉS DA REFERIDA PESQUISA, FICOU PERCEPTÍVEL QUE AS QUESTÕES RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS ANALISADOS, APRESENTAM EM SUA ESMAGADORA PARTE, ALTO TEOR DE INTERPRETAÇÃO, PODENDO DIFICULTAR SIGNIFICATIVAMENTE O DESEMPENHO DOS ALUNOS. EM SUA TOTALIDADE, AS PROVAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA AVERIGUADAS, EXPÕEM QUESTÕES DE NÍVEL ELEMENTAR E INTERMEDIÁRIO, TAIS QUAIS, ALGUMAS DESTAS PODEM SER SOLUCIONADAS POR MEIO DO RACIOCÍNIO LÓGICO, EM CONTRAPARTIDA, OUTRAS SÃO DEPENDENTES DO CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO.