A DROGA PROPORCIONA INÚMERAS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS E ECONÔMICAS, NA QUAL A FALTA DE INFORMAÇÃO DA SOCIEDADE E DO AMBIENTE ESCOLAR PODE CONTRIBUIR PARA A INSERÇÃO DE JOVENS E ADOLESCENTES NO MUNDO DAS DROGAS. ALÉM DISSO, A ALTA INCIDÊNCIA DE DOENÇAS RELACIONADAS ÀS DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS EM JOVENS AUMENTA A CADA ANO. ESSA PESQUISA OBJETIVOU AVALIAR A PERCEPÇÃO DE ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB, SOBRE DROGAS LICITA E ILÍCITAS, E AS CONSEQUÊNCIAS ATRIBUÍDAS AO SEU USO, QUE SÃO DE RELEVÂNCIA SOCIAL E ECONÔMICA PARA UM PAÍS. VERIFICOU-SE, DIANTE DAS RESPOSTAS, QUE OS ESTUDANTES DIFERENCIAVAM DROGAS LÍCITAS DAS ILÍCITAS, CITANDO OS TIPOS MAIS USADOS. OS JOVENS TAMBÉM RELACIONARAM O USO DESSAS SUBSTÂNCIAS COM PROBLEMAS SOCIAIS E FAMILIARES, ALÉM DE AGRAVOS À SAÚDE. CONCLUIU-SE QUE É PRECISO PRIORIZAR POLÍTICAS PREVENTIVAS EM QUE AS ESCOLAS DESENVOLVAM ATIVIDADES EDUCATIVAS COM OS ADOLESCENTES E FAMILIARES NO INTUITO DE ORIENTAR OS JOVENS E FAMILIARES SOBRE AS QUESTÕES DAS DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS NA PERSPECTIVA DE ELIMINAR OU REDUZIR O CONSUMO DESTAS DROGAS.