SILVA, Melissa Cordeiro Da. Prática da oralidade: leitura e autoavaliação. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62107>. Acesso em: 05/11/2024 09:28
ESTE TRABALHO SURGE DA INSATISFAÇÃO COM O DESEMPENHO EM LEITURA DE ALUNOS DE DUAS TURMAS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2. O CONTATO EM SALA DE AULA LEVOU A PERCEBER QUE OS ALUNOS TRAVAVAM EM PALAVRAS SIMPLES E PRESENTES NO COTIDIANO, NÃO RESPEITAVAM PONTUAÇÃO E ATÉ MESMO ACENTUAÇÃO, O QUE CORROBORAVA EM MÁ INTERPRETAÇÃO QUE IA DE TEXTOS LITERÁRIOS A ENUNCIADOS DE QUESTÕES DE ATIVIDADES AVALIATIVAS. TAL PERCEPÇÃO IMPLICOU NO DESEJO DE MODIFICAR ESSA REALIDADE, QUE RESULTOU EM UMA EXPERIMENTAÇÃO QUE TEVE COMO MAIOR OBJETIVO APRIMORAR A FLUÊNCIA EM LEITURA DOS ALUNOS. TIVEMOS COMO APORTE TEÓRICO ISABEL SOLÉ (1998), ANTONIO CANDIDO (2004), GOMES (2016), BNCC (2018) QUE DISCORREM DESDE UMA LEITURA SIGNIFICATIVA ATÉ O PERFIL DO SUJEITO ATIVO. OPTOU-SE POR NÃO APONTAR OS ERROS, MAS FAZER COM QUE OS PRÓPRIOS ALUNOS PERCEBESSEM A REALIDADE. A PRÁTICA SE DEU A PARTIR SELEÇÃO DE TEXTOS, GRAVAÇÃO DE ÁUDIOS DAS LEITURAS DOS TEXTOS, ESCUTA ATENTA FEITA PELO ALUNO AUTOR DO ÁUDIO E AUTOAVALIAÇÃO DO DESEMPENHO. APÓS A AUTOAVALIAÇÃO, OS ALUNOS SE COMPROMETERAM EM AVANÇAR E CONTORNAR AS FALHAS IDENTIFICADAS POR ELES MESMOS, OS ÁUDIOS FICARAM GUARDADOS POR DETERMINADO TEMPO PARA COMPARAÇÃO POSTERIOR. A IDEIA DE GRAVAR O ÁUDIO É RESULTADO DA INTENÇÃO DE UTILIZAR O CELULAR COMO UM RECURSO INTEGRADO À PRÁTICA DA ORALIDADE E DA ESCUTA ATENTA, JÁ QUE ESTE OBJETO É TÃO PRESENTE DA ROTINA DOS ADOLESCENTES. ESSA INSERÇÃO MOSTROU PARA ELES OUTRA POSSIBILIDADE DE USO DO CELULAR, QUE PARA MUITOS SÓ TEM UTILIDADES PARA REDES SOCIAIS E JOGOS.