Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PAPEL DAS POLÍTICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS

Palavra-chaves: POLÍTICA PÚBLICA, POLÍTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, EDUCAÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO INTEGRAL Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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      NESTA TRABALHO, BUSCA-SE ENTENDER O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS.\r\n
      PARA TANTO, PARTE-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PODEM SER COMPREENDIDAS COMO “[...] DIRETRIZES, PRINCÍPIOS NORTEADORES DE AÇÃO DO PODER PÚBLICO; REGRAS E PROCEDIMENTOS PARA AS RELAÇÕES ENTRE PODER PÚBLICO E SOCIEDADE, MEDIAÇÕES ENTRE ATORES DA SOCIEDADE E DO ESTADO” (TEIXEIRA, 2002, P.1). TODAVIA, ESTE ENTENDIMENTO VARIA DE ACORDO COM CONCEPÇÃO POLÍTICA E DE DEMOCRACIA DE CADA GOVERNO.  \r\n
      COM BASE NA PESQUISA DOCUMENTAL, TEÓRICA E BIBLIOGRÁFICA, OS RESULTADOS PARCIAIS DEMONSTRAM QUE A POLÍTICA PÚBLICA DO GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO, EM CONSONÂNCIA COM A POLÍTICA PÚBLICA DO GOVERNO FEDERAL, EXPRESSAS RESPECTIVAMENTE NO PROJETO ESCOLA PLENA E NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, ESTÃO ALINHADAS QUANTO A: DESENVOLVER AÇÕES INOVADORAS RELATIVAS AO CURRÍCULO E À GESTÃO ESCOLAR, DIRECIONADAS À MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO; IMPLEMENTAR O MODELO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO; AMPLIAR A JORNADA ESCOLAR, A FIM DE PROMOVER A FORMAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA DO ESTUDANTE; ENTRE OUTRAS DIRETRIZES.  ASSIM, PODE-SE INFERIR QUE O PROJETO ESCOLA PLENA BUSCA FAZER UMA RELAÇÃO ENTRE O TEMPO DIÁRIO EM QUE O ALUNO FICA NA ESCOLA COM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO (TEMPO/QUALIDADE).
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ENSAIO É PARTE INICIAL DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO, QUE TEM POR OBJETIVO GERAL ANALISAR A POLÍTICA EDUCACIONAL E A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO EXPRESSA NO PROJETO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, DENOMINADO PROJETO ESCOLA PLENA, INSTITUÍDO NO ESTADO DE MATO GROSSO. NESTA TRABALHO, BUSCA-SE ENTENDER O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS. PARA TANTO, PARTE-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PODEM SER COMPREENDIDAS COMO “[...] DIRETRIZES, PRINCÍPIOS NORTEADORES DE AÇÃO DO PODER PÚBLICO; REGRAS E PROCEDIMENTOS PARA AS RELAÇÕES ENTRE PODER PÚBLICO E SOCIEDADE, MEDIAÇÕES ENTRE ATORES DA SOCIEDADE E DO ESTADO” (TEIXEIRA, 2002, P.1). TODAVIA, ESTE ENTENDIMENTO VARIA DE ACORDO COM CONCEPÇÃO POLÍTICA E DE DEMOCRACIA DE CADA GOVERNO. COM BASE NA PESQUISA DOCUMENTAL, TEÓRICA E BIBLIOGRÁFICA, OS RESULTADOS PARCIAIS DEMONSTRAM QUE A POLÍTICA PÚBLICA DO GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO, EM CONSONÂNCIA COM A POLÍTICA PÚBLICA DO GOVERNO FEDERAL, EXPRESSAS RESPECTIVAMENTE NO PROJETO ESCOLA PLENA E NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, ESTÃO ALINHADAS QUANTO A: DESENVOLVER AÇÕES INOVADORAS RELATIVAS AO CURRÍCULO E À GESTÃO ESCOLAR, DIRECIONADAS À MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO; IMPLEMENTAR O MODELO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO; AMPLIAR A JORNADA ESCOLAR, A FIM DE PROMOVER A FORMAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA DO ESTUDANTE; ENTRE OUTRAS DIRETRIZES. ASSIM, PODE-SE INFERIR QUE O PROJETO ESCOLA PLENA BUSCA FAZER UMA RELAÇÃO ENTRE O TEMPO DIÁRIO EM QUE O ALUNO FICA NA ESCOLA COM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO (TEMPO/QUALIDADE).

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