Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

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A COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA ARTICULADA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR: UM ESTUDO SOBRE O USO DA MÍDIA TELEVISIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: PRÁTICA PEDAGÓGICA, MÍDIA TELEVISIVA, CIDADÃOS CRÍTICOS Comunicação Oral (CO) A PESQUISA NA SALA DE AULA: O LIMIAR TÊNUE ENTRE TEORIA E PRÁTICA Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Este trabalho recorte de pesquisa empreendida em nível de graduação em Pedagogia em 2013, visa apresentar os resultados dessa investigação que abordou duas professoras do 6º ano, de Língua Portuguesa, no Município de Parnaíba. A intenção foi analisar como as professoras lidam com a mídia televisiva no processo de ensino e de aprendizagem. Para chegar aos resultados trabalhamos com a pesquisa empírica de abordagem qualitativa, utilizando o questionário semiaberto, a entrevista semiestruturada e a observação. Entretanto, neste artigo, evidenciamos apenas os dados coletados na observação. Para isso, nos baseamos em Duarte (2008), Freire (1996), Valente (2007), Moran (1998), entre outros teóricos, evidenciando como a escola aproveita essa oportunidade para trabalhar a construção de alunos críticos face a televisão. Utilizar a mídia televisiva no contexto da prática pedagógica significa reorganizar o trabalho docente e promover um ensino articulado com o cotidiano do aluno.

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