ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALGUMAS AÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO GRUPO OLÍMPICO DE MATEMÁTICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS EM DUAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA E FÍSICA DE UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE NA ZONA NORTE DO CEARÁ, TENDO POR OBJETIVOS PREPARAR OS ALUNOS PARA O CONCURSO CANGURU DE MATEMÁTICA E OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP), ENSINAR OS ASSUNTOS DE MATEMÁTICA DE FORMA MAIS APROFUNDADA E INCENTIVAR A APRENDIZAGEM AUTÔNOMA A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. OS MATERIAIS USADOS TIVERAM COMO BASE BANCOS DE QUESTÕES E PROVAS DISPONIBILIZADAS NO SITE OFICIAL DA OBMEP E PROVAS E SOLUÇÕES DO CANGURU DE MATEMÁTICA. A METODOLOGIA ERA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. AS AULAS ACONTECIAM NO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA, SEGUINDO O ROTEIRO: EXPOSIÇÃO DE CONTEÚDO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES. ATRAVÉS DESSAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, FOI POSSÍVEL OBSERVAR UM RESULTADO SIGNIFICATIVO NAS NOTAS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA E NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). ALÉM DISSO, HOUVE UM INCENTIVO AO PROTAGONISMO E PRAZER PELO ESTUDO DA MATEMÁTICA, POIS ENTRE OS ALUNOS EXISTIA TROCA DE INFORMAÇÕES E APRESENTAÇÕES DE ESTRATÉGIAS NOS MOMENTOS DAS RESOLUÇÕES.