O ENSINO DE GEOGRAFIA EM MOVIMENTO: PRÁTICAS VIVENCIADAS E A CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO TEÓRICO- METODOLÓGICO PARA GRADUANDOS EM PEDAGOGIA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61351 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2587 "inscrito_id" => 5917 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA EM MOVIMENTO: PRÁTICAS VIVENCIADAS E A CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO TEÓRICO- METODOLÓGICO PARA GRADUANDOS EM PEDAGOGIA." "resumo" => "ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE VIVÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO COMPONENTE CURRICULAR ENSINO DE GEOGRAFIA I, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRN. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS, PARA A CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO TEÓRICO-METODOLÓGICO NO REFERIDO ENSINO. AS VIVÊNCIAS ACONTECERAM NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFRN. OS CONCEITOS ABORDADOS NA DISCIPLINA TRATAVAM-SE DE: ESPAÇO, LUGAR, TERRITÓRIO, REGIÃO, PAISAGEM, ALTERIDADE, TEMPO. A PRIMEIRA VIVÊNCIA BASEOU-SE NA ANIMAÇÃO “O MENINO E O MUNDO”, EM QUE OS LICENCIANDOS DEVERIAM IDENTIFICAR NO FILME OS CONCEITOS ESTUDADOS; A SEGUNDA TRATOU-SE DE UMA OFICINA REALIZADA A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS CORPORAIS VOLTADAS AOS CONCEITOS DE TERRITÓRIO, ESPAÇO E REGIÃO; A TERCEIRA CONFIGUROU-SE NA CONSTRUÇÃO DE UM MAPA DO CORPO E DAS SENSAÇÕES; POR FIM, UMA OFICINA DE CARTOGRAFIA, NO ESPAÇO ABERTO DO CAMPUS. PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PRIORIZAMOS OS ESTUDOS DA BNCC (2017) SUBSTANCIANDO AS COMPETÊNCIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS; TUAN (1930), QUE DESTACA A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA PARA O APRENDIZADO E DOIN (1998) FUNDAMENTANDO A EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM A IMPORTÂNCIA DE UM ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO, O QUAL CONTRIBUI PARA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS E CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA GRADUANDOS EM PEDAGOGIA. DESSE MODO, FAZ-SE NECESSÁRIO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DESSE TRABALHO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL, CONTRIBUINDO PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DE UM ENSINO REFLEXIVO E SIGNIFICATIVO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, FORMAÇÃO INICIAL, PRÁTICAS EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID5917_23082019211326.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA CAPISTRANO DA CÂMARA" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA CÂMARA" "autor_email" => "mariaeduarda_camara@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61351 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2587 "inscrito_id" => 5917 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA EM MOVIMENTO: PRÁTICAS VIVENCIADAS E A CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO TEÓRICO- METODOLÓGICO PARA GRADUANDOS EM PEDAGOGIA." "resumo" => "ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE VIVÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO COMPONENTE CURRICULAR ENSINO DE GEOGRAFIA I, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRN. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS, PARA A CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO TEÓRICO-METODOLÓGICO NO REFERIDO ENSINO. AS VIVÊNCIAS ACONTECERAM NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFRN. OS CONCEITOS ABORDADOS NA DISCIPLINA TRATAVAM-SE DE: ESPAÇO, LUGAR, TERRITÓRIO, REGIÃO, PAISAGEM, ALTERIDADE, TEMPO. A PRIMEIRA VIVÊNCIA BASEOU-SE NA ANIMAÇÃO “O MENINO E O MUNDO”, EM QUE OS LICENCIANDOS DEVERIAM IDENTIFICAR NO FILME OS CONCEITOS ESTUDADOS; A SEGUNDA TRATOU-SE DE UMA OFICINA REALIZADA A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS CORPORAIS VOLTADAS AOS CONCEITOS DE TERRITÓRIO, ESPAÇO E REGIÃO; A TERCEIRA CONFIGUROU-SE NA CONSTRUÇÃO DE UM MAPA DO CORPO E DAS SENSAÇÕES; POR FIM, UMA OFICINA DE CARTOGRAFIA, NO ESPAÇO ABERTO DO CAMPUS. PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PRIORIZAMOS OS ESTUDOS DA BNCC (2017) SUBSTANCIANDO AS COMPETÊNCIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS; TUAN (1930), QUE DESTACA A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA PARA O APRENDIZADO E DOIN (1998) FUNDAMENTANDO A EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM A IMPORTÂNCIA DE UM ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO, O QUAL CONTRIBUI PARA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS E CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA GRADUANDOS EM PEDAGOGIA. DESSE MODO, FAZ-SE NECESSÁRIO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DESSE TRABALHO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL, CONTRIBUINDO PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DE UM ENSINO REFLEXIVO E SIGNIFICATIVO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, FORMAÇÃO INICIAL, PRÁTICAS EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID5917_23082019211326.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA CAPISTRANO DA CÂMARA" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA CÂMARA" "autor_email" => "mariaeduarda_camara@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }