FREITAS, Alessandra Cardozo De. A mediação na leitura de poesia. Anais IV ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/613>. Acesso em: 22/11/2024 06:30
O artigo apresenta uma reflexão teórica sobre a mediação docente na leitura de poesia, resultante da pesquisa “A mediação na leitura do poema: interface voz, imagem e sentidos". Fundamenta-se nos estudos sobre mediação desenvolvidos por Vygotsky (2000 e 2003) e colaboradores; na teoria da estética da recepção, conforme Jauss (2002) e Iser (1976); e na abordagem do texto poético segundo Pound (1997) e Kirinus (1998 e 2011). Na articulação desses estudos, busca-se evidenciar encaminhamentos para o trabalho com a poesia em sala de aula. Os resultados preliminares apontam a necessidade de o docente compreender a natureza do texto poético em suas características constitutivas, de modo a promover intervenções que favoreçam a travessia do aprendiz do plano referencial ao ficcional na leitura de poesia.