Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELO DIDÁTICO COMO RECURSO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CAPACITAÇÃO NO PIBID BIOLOGIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE BIOLOGIA, MODELO DIDÁTICO, PIBID Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61141
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1323
    "inscrito_id" => 10777
    "titulo" => "MODELO DIDÁTICO COMO RECURSO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CAPACITAÇÃO NO PIBID BIOLOGIA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, CUJO OBJETIVO FOI APRESENTAR A CAPACITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE MODELO DIDÁTICO COMO RECURSO PARA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL COM OS GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), REALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO. O OBJETIVO ERA POSSIBILITAR AO ALUNO UMA CONCEPÇÃO MENTAL COM O USO TÁTIL, ASPECTO INDISPENSÁVEL PARA QUE CONSIGAM MUITAS INFORMAÇÕES E ENTENDIMENTO DA TEMÁTICA. A CONSTRUÇÃO DO MODELO DIDÁTICO FOI REALIZADO POR UMA ALUNA DO CURSO DE BIOLOGIA, CUJO A MESMA POSSUI DEFICIÊNCIA VISUAL. A PROPOSTA APLICADA, DESDE O INÍCIO, OBTEVE AMPLA RECEPTIVIDADE POR PARTE DE TODOS OS FUTUROS EDUCADORES BEM COMO NO DECORRER DA MESMA, PUDERAM DEMOSTRAR GRANDE INTERESSE E PARTICIPAÇÃO DURANTE TODA ATIVIDADE. A CONCEPÇÃO DE TAL ENSINO PARA INCLUSÃO É UM CAMINHO VIÁVEL E GRATIFICANTE, TORNANDO TODOS OS ENVOLVIDOS CONSTRUTORES DO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE BIOLOGIA, MODELO DIDÁTICO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID10777_13082019122604.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA SANTOS"
    "autor_email" => "vanessa.vs0205@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO- IFMA-CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61141
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1323
    "inscrito_id" => 10777
    "titulo" => "MODELO DIDÁTICO COMO RECURSO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CAPACITAÇÃO NO PIBID BIOLOGIA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, CUJO OBJETIVO FOI APRESENTAR A CAPACITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE MODELO DIDÁTICO COMO RECURSO PARA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL COM OS GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), REALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO. O OBJETIVO ERA POSSIBILITAR AO ALUNO UMA CONCEPÇÃO MENTAL COM O USO TÁTIL, ASPECTO INDISPENSÁVEL PARA QUE CONSIGAM MUITAS INFORMAÇÕES E ENTENDIMENTO DA TEMÁTICA. A CONSTRUÇÃO DO MODELO DIDÁTICO FOI REALIZADO POR UMA ALUNA DO CURSO DE BIOLOGIA, CUJO A MESMA POSSUI DEFICIÊNCIA VISUAL. A PROPOSTA APLICADA, DESDE O INÍCIO, OBTEVE AMPLA RECEPTIVIDADE POR PARTE DE TODOS OS FUTUROS EDUCADORES BEM COMO NO DECORRER DA MESMA, PUDERAM DEMOSTRAR GRANDE INTERESSE E PARTICIPAÇÃO DURANTE TODA ATIVIDADE. A CONCEPÇÃO DE TAL ENSINO PARA INCLUSÃO É UM CAMINHO VIÁVEL E GRATIFICANTE, TORNANDO TODOS OS ENVOLVIDOS CONSTRUTORES DO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE BIOLOGIA, MODELO DIDÁTICO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID10777_13082019122604.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA SANTOS"
    "autor_email" => "vanessa.vs0205@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO- IFMA-CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, CUJO OBJETIVO FOI APRESENTAR A CAPACITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE MODELO DIDÁTICO COMO RECURSO PARA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL COM OS GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), REALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO. O OBJETIVO ERA POSSIBILITAR AO ALUNO UMA CONCEPÇÃO MENTAL COM O USO TÁTIL, ASPECTO INDISPENSÁVEL PARA QUE CONSIGAM MUITAS INFORMAÇÕES E ENTENDIMENTO DA TEMÁTICA. A CONSTRUÇÃO DO MODELO DIDÁTICO FOI REALIZADO POR UMA ALUNA DO CURSO DE BIOLOGIA, CUJO A MESMA POSSUI DEFICIÊNCIA VISUAL. A PROPOSTA APLICADA, DESDE O INÍCIO, OBTEVE AMPLA RECEPTIVIDADE POR PARTE DE TODOS OS FUTUROS EDUCADORES BEM COMO NO DECORRER DA MESMA, PUDERAM DEMOSTRAR GRANDE INTERESSE E PARTICIPAÇÃO DURANTE TODA ATIVIDADE. A CONCEPÇÃO DE TAL ENSINO PARA INCLUSÃO É UM CAMINHO VIÁVEL E GRATIFICANTE, TORNANDO TODOS OS ENVOLVIDOS CONSTRUTORES DO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.