Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA NA REGIÃO VALE DO ACARAÚ

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO CONTINUADA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ENSINO DE HISTÓRIA, ---, --- Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O OBTIVO DESSE ARTIGO É APRESENTAR UMA PESQUISA QUE REALIZEI NO DECORRER DO MÊS MARÇO DE 2019 OBJETIVANDO REFLETIR A RESPEITO DAS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS QUE O CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA (CRIADO EM 1961) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA) (INSTITUIÇÃO SITUADA NA CIDADE DE SOBRAL-CE., REGIÃO NOROESTE DO ESTADO) TERIA PARA REALIZAR A “ADESÃO” AO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA EDITAL 2019, O QUAL TEM COMO INSTITUIÇÃO LÍDER A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. COMO SUPORTE TEÓRICO FOI IMPORTANTE OBSERVAR A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL VIGENTE E AS REFLEXÕES DE AUTORES COMO OLIVEIRA E CANDAU (2010); YOUNG (2007); BOURDIEU (2000). CONCLUIU-SE QUE O CURSO DE HISTÓRIA POSSUI CONDIÇÕES ESTRUTURAIS PARA MANTER-SE NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA CONSIDERANDO O APORTE FINANCEIRO QUE RECEBERIA DO PROGRAMA O QUAL GARANTE BOLSAS PARA UMA PARTE DOS ESTUDANTES, BEM COMO ATENDERIA A UMA DEMANDA RELACIONADA COM DOCENTES EGRESSOS DO PRÓPRIO CURSO E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES QUE ATUAM NO ENSINO DE HISTÓRIA NA REGIÃO À QUAL A IES ABRANGE E QUE PRECISAM DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, E POR OUTRO LADO, ESSA POSSIBILIDADE REVERBERARIA DE FORMA POSITIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA, SOBRETUDO, QUE SERIA CONTEMPLADA COM AS REFLEXÕES E PRODUÇÕES DOS DOCENTES CANDIDATOS

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