O ENSINO HÍBRIDO, OU BLENDED LEARNING, TEM SE CONSOLIDADO COMO UMA DAS MAIORES TENDÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI, QUE MESCLA DOIS MODELOS DE APRENDIZAGEM: O MODELO PRESENCIAL, EM QUE O PROCESSO OCORRE EM SALA DE AULA, COMO VEM SENDO REALIZADO HÁ TEMPOS, E O MODELO ON-LINE, QUE UTILIZA AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA PROMOVER O ENSINO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UM MAPEAMENTO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA PLATAFORMA REDIB (RED IBEROAMERICANA DE INNOVACIÓN Y CONOCIMIENTO CIENTÍFICO), UMA DAS MAIORES REDES DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO MUNDO, NO PERÍODO DE JANEIRO/2018 A AGOSTO/2019, UTILIZANDO A LEI MÉTRICA DA BIBLIOMETRIA: LEI DE ZIPF, COMO RECURSO METODOLÓGICO QUANTITATIVO. ASSIM, COMO RESULTADO A PESQUISA CONTABILIZOU 12 ARTIGOS EM 2018 (PERÍODO DE JANEIRO/2018 A DEZEMBRO/2018) E 5 EM 2019 (JANEIRO/2019 A AGOSTO/2019). OS TEMAS MAIS ABORDADOS PELOS ARTIGOS PUBLICADOS NA PLATAFORMA REDIB, SÃO: ENSINO HÍBRIDO, METODOLOGIAS ATIVAS, SALA DE AULA INVERTIDA, ENSINO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. DOS 17 ARTIGOS INVESTIGADOS SOMENTE UM APRESENTA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PLANO CENTRAL. SOBRE OS MODELOS HÍBRIDOS, O QUE SE DESTACA É A SALA DE AULA INVERTIDA, TAMBÉM CONHECIDA COMO FLIPPED CLASSROOM, QUE É UMA METODOLOGIA ATIVA DE
APRENDIZAGEM BASEADA NA INVERSÃO DA ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA.