A PRESENTE PESQUISA LETRAMENTO LITERÁRIO: A (IN)VISIBILIDADE DA LITERATURA PERIFÉRICO-MARGINAL LOCAL PARA A FORMAÇÃO DE LEITOR TEM COMO OBJETIVO MAIOR COMPREENDER COMO O LETRAMENTO LITERÁRIO, COM ÊNFASE EM ATIVIDADES COM GÊNEROS DA LITERATURA PERIFÉRICO-MARGINAL LOCAL, APARECE NO PLANEJAMENTO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA DO TEMPO FORMATIVO III, EIXO VI, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), TURNO NOTURNO, NUMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, EM JACOBINA, NO INTERIOR DA BAHIA, COM VISTAS À FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS. A METODOLOGIA ESCOLHIDA É A PESQUISA QUALITATIVA, PAUTADA NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA PESQUISA-AÇÃO. OS INSTRUMENTOS DE OBTENÇÃO E CONSTRUÇÃO DOS DADOS, A SEREM UTILIZADOS SÃO: OBSERVAÇÃO, ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM OS DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, TEMPO FORMATIVO III, EIXO VI, DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA, A ANÁLISE DOCUMENTAL DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP), OS CÍRCULOS DE REFLEXÃO COM OS DOCENTES DA REFERIDA MODALIDADE DE ENSINO E ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA COMPREENSÃO DOS DADOS COLETADOS NUM MOVIMENTO DE BUSCA DE ELEMENTOS QUE POSSIBILITEM A PRODUÇÃO DE REFLEXÕES. OS PRINCIPAIS CONCEITOS SÃO FUNDAMENTADOS A PARTIR DAS REFERÊNCIAS DE STREET (2018), COSSON (2018) DENTRE OUTROS.