MOURA, Ana Bartira Da Silva. O trabalho com o gênero crônica numa perspectiva de letramento. Anais V ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6072>. Acesso em: 23/11/2024 19:39
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERNCAMPUS AVANÇADO WALTER DE SÁ LEITÃO – CAWSLDEPARTAMENTO DE LETRAS – LINGUA PORTUGUESA MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRASUNIDADE DE ASSU – CAWSL O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTOAutora: SILVA MOURA Ana Bartira da Prof. Orientador: Dr.CÂMARA PEREIRAFrancisco Afrânio RESUMOEssa pesquisa-ação objetiva contribuir com uma proposta de trabalho em sala de aula com o gênero crônica, a fim de incentivar o gosto e a prática da escrita numa turma do 9º ano do Ensino fundamental, da rede municipal de ensino, tomando-se por base situações reais experienciadas no cotidiano dos próprios alunos. Para tal, iniciou-se esse trabalho interventivo movido pela seguinte indagação: considerada a crônica um gênero mais acessível ao docente jovem, como utilizá-la de modo mais produtivo e dinâmico no exercício da escrita de alunos de uma turma de 9º ano? Como aporte teórico, buscou-se analisar autores como Bakhtin (1986), Oliveira (2010), Cândido (1992), Cosson (2014), Braga (2002), entre outros. Para a execução dessa proposição, será apresentada uma proposta de intervenção que se apoia no material da Olimpíada de Língua Portuguesa 2012, o qual apresenta uma sequência didática no formato de oficinas voltadas para o trabalho com o gênero Crônica. Palavras-chave: Crônica; Projeto de intervenção; PROFLETRAS.