O PRESENTE ARTIGO APRESENTA A DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES COM DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS EM SUPORTES E FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS A FIM DE POSSIBILITAR O DESENVOLVIMENTO DOS MULTILETRAMENTOS. TEVE COMO OBJETIVO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES QUE POSSIBILITEM OS MULTILETRAMENTOS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE UM LEITOR PROFICIENTE COM HABILIDADES COMO: PESQUISAR, SELECIONAR, ORGANIZAR INFORMAÇÕES, TRABALHAR EM EQUIPE, GERENCIAR TAREFAS, CRIAR E RECRIAR A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO COMUNICATIVO DOS ESTUDANTES, GERAR AUTONOMIA EM SUAS PRÁTICAS DISCURSIVAS E SOCIAIS, SUBSIDIANDO ASSIM A INTERAÇÃO COMUNICATIVA E O APRIMORAMENTO DO CONHECIMENTO, ENTENDENDO ASSIM A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA AS PRÁTICAS DISCURSIVAS COTIDIANAS. PARA TANTO FORAM EMPREGADOS REFERENCIAIS DISPOSTOS NOS PCN’S (2002) ACERCA DO CENÁRIO EDUCACIONAL, DO PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR ANTE AS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS, BEM COMO A CONCEPÇÃO E USOS DOS GÊNEROS TEXTUAIS APRESENTADOS POR MARCUSCHI (2010), SOBRE OS MULTILETRAMENTOS, HIPERTEXTO, TEXTOS MULTIMODAIS E MULTISSEMIÓTICOS ELUCIDADOS EM ROJO, (2012), LORENZI E PÁDUA (2012) E XAVIER (2009). AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO DECORRER DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019, COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NA CIDADE DE MACAPÁ – AP. COM ESTA PROPOSTA PERCEBEU-SE O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES MAIS SIGNIFICATIVO, UMA VEZ QUE OCORRERAM MULTIPLICIDADES CULTURAIS E SEMIÓTICAS DE CONSTITUIÇÃO DOS TEXTOS, SAINDO DA ESFERA ABSTRATA PARA O ENTENDIMENTO PRÁTICO. A VARIEDADE DE TEXTOS UTILIZADOS FORAM IMPORTANTES PARA AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS, PASSANDO DE RECEPTORES DE INFORMAÇÕES A CRIADORES DE SUAS PRODUÇÕES.