Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ÉTICA NO CONTEXTO PEDAGÓGICO

Palavra-chaves: ÉTICA, EDUCAÇÃO, CURRÍCULO, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

POR SER UM TEMA QUE TRADUZ AS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DA SOCIEDADE BRASILEIRA PRESENTES SOB VÁRIAS FORMAS, A ÉTICA É APRESENTADA À ESCOLA EM SUA GLOBALIDADE, INSERIDA NO CURRÍCULO ESCOLAR ARTICULADO A OUTROS TEMAS, BUSCANDO UM "TRATAMENTO DIDÁTICO" QUE CONTEMPLE SUA COMPLEXIDADE E SUA DINÂMICA, PODENDO SER PRIORIZADO E CONTEXTUALIZADO COM AS DIFERENTES REALIDADES LOCAIS E REGIONAIS. NESSE SENTIDO, A PROPOSTA DE TRANSVERSALIDADE PARTIU DA NECESSIDADE DE A ESCOLA REFLETIR E ATUAR CONSCIENTEMENTE NA EDUCAÇÃO DE VALORES E PRINCÍPIOS MORAIS QUE FAVOREÇAM O DESENVOLVIMENTO DE ATITUDES E COMPORTAMENTOS ÉTICOS FUNDAMENTAIS PARA A EXISTÊNCIA HUMANA. A ÉTICA APRESENTA-SE NO CURRÍCULO, SEGUNDO OS PCN'S, SOB DIVERSOS ASPECTOS QUE PODE SER CHAMADO DE TENDÊNCIAS DE FORMAÇÃO MORAL TENTADAS PELO BRASIL E OUTROS PAÍSES AO LONGO DOS TEMPOS, TAIS COMO AS TENDÊNCIAS: FILOSÓFICA, COGNITIVISTA, AFETIVISTA E MORALISTA. A TENDÊNCIA FILOSÓFICA TEM POR FINALIDADE ENVOLVER OS VÁRIOS SISTEMAS ÉTICOS PROPAGADOS PELA FILOSOFIA PERANTE AS IDEIAS DE ANTIGOS FILÓSOFOS. A FAMÍLIA DEVE ASSUMIR, JUNTAMENTE COM A ESCOLA, O PAPEL DE VIVENCIAR VALORES E POSTURAS ÉTICAS, VEICULADAS PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVERSOS A QUE TODOS TÊM ACESSO, LEMBRANDO AINDA OS VALORES IMPLÍCITOS NA EDUCAÇÃO FORMAL ATRAVÉS DO CURRÍCULO ESCOLAR. DIANTE DE TODAS AS PREOCUPAÇÕES EM INSERIR A ÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE SE ATENTE AO FATO DE QUE NÃO BASTA APENAS PAUTAR-SE NA ABORDAGEM DE CONCEITOS TEÓRICOS SOBRE A TEMÁTICA ÉTICA SE A MESMA NÃO É VIVENCIADA DIARIAMENTE EM CADA CONTEXTO. ANTES DE FALAR DA ÉTICA FAZ-SE NECESSÁRIO ADQUIRIR UMA POSTURA PROPRIAMENTE ÉTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.