ÉTICA NO CONTEXTO PEDAGÓGICO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60440 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3543 "inscrito_id" => 12550 "titulo" => "ÉTICA NO CONTEXTO PEDAGÓGICO" "resumo" => "POR SER UM TEMA QUE TRADUZ AS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DA SOCIEDADE BRASILEIRA PRESENTES SOB VÁRIAS FORMAS, A ÉTICA É APRESENTADA À ESCOLA EM SUA GLOBALIDADE, INSERIDA NO CURRÍCULO ESCOLAR ARTICULADO A OUTROS TEMAS, BUSCANDO UM "TRATAMENTO DIDÁTICO" QUE CONTEMPLE SUA COMPLEXIDADE E SUA DINÂMICA, PODENDO SER PRIORIZADO E CONTEXTUALIZADO COM AS DIFERENTES REALIDADES LOCAIS E REGIONAIS. NESSE SENTIDO, A PROPOSTA DE TRANSVERSALIDADE PARTIU DA NECESSIDADE DE A ESCOLA REFLETIR E ATUAR CONSCIENTEMENTE NA EDUCAÇÃO DE VALORES E PRINCÍPIOS MORAIS QUE FAVOREÇAM O DESENVOLVIMENTO DE ATITUDES E COMPORTAMENTOS ÉTICOS FUNDAMENTAIS PARA A EXISTÊNCIA HUMANA. A ÉTICA APRESENTA-SE NO CURRÍCULO, SEGUNDO OS PCN'S, SOB DIVERSOS ASPECTOS QUE PODE SER CHAMADO DE TENDÊNCIAS DE FORMAÇÃO MORAL TENTADAS PELO BRASIL E OUTROS PAÍSES AO LONGO DOS TEMPOS, TAIS COMO AS TENDÊNCIAS: FILOSÓFICA, COGNITIVISTA, AFETIVISTA E MORALISTA. A TENDÊNCIA FILOSÓFICA TEM POR FINALIDADE ENVOLVER OS VÁRIOS SISTEMAS ÉTICOS PROPAGADOS PELA FILOSOFIA PERANTE AS IDEIAS DE ANTIGOS FILÓSOFOS. A FAMÍLIA DEVE ASSUMIR, JUNTAMENTE COM A ESCOLA, O PAPEL DE VIVENCIAR VALORES E POSTURAS ÉTICAS, VEICULADAS PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVERSOS A QUE TODOS TÊM ACESSO, LEMBRANDO AINDA OS VALORES IMPLÍCITOS NA EDUCAÇÃO FORMAL ATRAVÉS DO CURRÍCULO ESCOLAR. DIANTE DE TODAS AS PREOCUPAÇÕES EM INSERIR A ÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE SE ATENTE AO FATO DE QUE NÃO BASTA APENAS PAUTAR-SE NA ABORDAGEM DE CONCEITOS TEÓRICOS SOBRE A TEMÁTICA ÉTICA SE A MESMA NÃO É VIVENCIADA DIARIAMENTE EM CADA CONTEXTO. ANTES DE FALAR DA ÉTICA FAZ-SE NECESSÁRIO ADQUIRIR UMA POSTURA PROPRIAMENTE ÉTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ÉTICA, EDUCAÇÃO, CURRÍCULO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID12550_22092019235033.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA DANTAS XIMENES" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "mdximenes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60440 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3543 "inscrito_id" => 12550 "titulo" => "ÉTICA NO CONTEXTO PEDAGÓGICO" "resumo" => "POR SER UM TEMA QUE TRADUZ AS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DA SOCIEDADE BRASILEIRA PRESENTES SOB VÁRIAS FORMAS, A ÉTICA É APRESENTADA À ESCOLA EM SUA GLOBALIDADE, INSERIDA NO CURRÍCULO ESCOLAR ARTICULADO A OUTROS TEMAS, BUSCANDO UM "TRATAMENTO DIDÁTICO" QUE CONTEMPLE SUA COMPLEXIDADE E SUA DINÂMICA, PODENDO SER PRIORIZADO E CONTEXTUALIZADO COM AS DIFERENTES REALIDADES LOCAIS E REGIONAIS. NESSE SENTIDO, A PROPOSTA DE TRANSVERSALIDADE PARTIU DA NECESSIDADE DE A ESCOLA REFLETIR E ATUAR CONSCIENTEMENTE NA EDUCAÇÃO DE VALORES E PRINCÍPIOS MORAIS QUE FAVOREÇAM O DESENVOLVIMENTO DE ATITUDES E COMPORTAMENTOS ÉTICOS FUNDAMENTAIS PARA A EXISTÊNCIA HUMANA. A ÉTICA APRESENTA-SE NO CURRÍCULO, SEGUNDO OS PCN'S, SOB DIVERSOS ASPECTOS QUE PODE SER CHAMADO DE TENDÊNCIAS DE FORMAÇÃO MORAL TENTADAS PELO BRASIL E OUTROS PAÍSES AO LONGO DOS TEMPOS, TAIS COMO AS TENDÊNCIAS: FILOSÓFICA, COGNITIVISTA, AFETIVISTA E MORALISTA. A TENDÊNCIA FILOSÓFICA TEM POR FINALIDADE ENVOLVER OS VÁRIOS SISTEMAS ÉTICOS PROPAGADOS PELA FILOSOFIA PERANTE AS IDEIAS DE ANTIGOS FILÓSOFOS. A FAMÍLIA DEVE ASSUMIR, JUNTAMENTE COM A ESCOLA, O PAPEL DE VIVENCIAR VALORES E POSTURAS ÉTICAS, VEICULADAS PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVERSOS A QUE TODOS TÊM ACESSO, LEMBRANDO AINDA OS VALORES IMPLÍCITOS NA EDUCAÇÃO FORMAL ATRAVÉS DO CURRÍCULO ESCOLAR. DIANTE DE TODAS AS PREOCUPAÇÕES EM INSERIR A ÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE SE ATENTE AO FATO DE QUE NÃO BASTA APENAS PAUTAR-SE NA ABORDAGEM DE CONCEITOS TEÓRICOS SOBRE A TEMÁTICA ÉTICA SE A MESMA NÃO É VIVENCIADA DIARIAMENTE EM CADA CONTEXTO. ANTES DE FALAR DA ÉTICA FAZ-SE NECESSÁRIO ADQUIRIR UMA POSTURA PROPRIAMENTE ÉTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ÉTICA, EDUCAÇÃO, CURRÍCULO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID12550_22092019235033.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA DANTAS XIMENES" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "mdximenes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }