Os documentos parametrizadores do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio (EM) são um dos instrumentos orientadores do trabalho docente na sala de aula. Desta consideração, apresentamos neste trabalho uma análise como o letramento literário é prescrito em documento parametrizador do EM, especificamente a Orientação Curricular para o EM, e a partir deste documento, como esta orientação é colocada no Livro didático para o EM sugerido pelo PNLD-EM.Objetivamos investigar as prescrições nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), verificando as convergências e divergências entre este documento e um livro didático sugerido pelo último PNLD-EM. Para isso, realizamos uma pesquisa documental de abordagem interpretativista. Do ponto de vista teórico, nos pautamos principalmente em Pinheiro (2011); Machado e Corrêa (2010); Rojo (2013) e Street (2013). A análise preliminar nos revela convergência teórica nos dois documentos quanto à concepção de letramento adotada, o que sugere a realização de um trabalho docente crítico e reflexivo sobre o ensino de literatura.