LETRAMENTO LITERÁRIO: A CRÔNICA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULAARAÚJO, Renata Santos Silva (autora)OLIVEIRA, Geovana Pereira de (coautora)SILVA, Jacklaine de Almeida (orientadora)E.M.E.F. Severino Ramos da NóbregaEste trabalho tem por objetivo melhorar a competência em leitura dos alunos da Escola Municipal Severino Ramos da Nóbrega, no município de Picuí, Estado da Paraíba, tornando-os leitores proficientes em seu processo de letramento literário, a fim de adquirir as competências de leitura necessárias ao desenvolvimento de seu senso crítico. Nesse sentido, partimos dos pressupostos do letramento literário, apresentados por Cosson (2007), de leitura, sugeridos por Lajolo (2010), e levamos em consideração a proposta do MEC quanto à política de formação dos leitores, segundo Berenblum e Paiva (2009), e compreensão do gênero, conforme Scheneuwly e Dolz (2004). Pretende-se, com este trabalho, fazer com que os alunos do 9º ano despertem o interesse pela leitura, tornando-se leitores críticos, através da percepção do mundo em que vivem. Palavras-chave: Crônica; Leitura; Sala de aula.