GÊNERO E INDIANISMO NO BRASIL COLONIAL: D. NARCISA DE VILLAR NA SALA DE AULAElis Regina Guedes de SOUZA – UEPB – Campus VIMarcelo Medeiros da SILVA – UEPB – Campus VI A partir de categorias como gênero e indianismo, o nosso trabalho apresenta uma leitura do romance D. Narcisa de Villar, de Ana Luísa de Azevedo Castro, cujo nome e obra passaram a passos largos em nossa historiografia. Como tal obra tem no indianismo a sua maior temática, apresentamos também uma proposta de leitura do referido romance para a sala de aula do ensino médio a partir da comparação com uma obra que é tida, dentro do cânone brasileiro, como modelar do indianismo romântico – O Guarani, de José de Alencar. Aliando à leitura crítica do romance de Ana Luísa de Azevedo Castro a proposta de aplicação em sala de aula, esperamos estar contribuindo para a ampliação do horizonte de leitura dos alunos a partir do estudo de obras que ficaram à margem da historiografia literária brasileira oficial. PALAVRAS-CHAVE: Gênero. Indianismo. Ensino.