Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO PERFIL DOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA DO IFPB

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

PESQUISAS TÊM MOSTRADO QUE O ENSINO DE QUÍMICA GERALMENTE VEM SENDO ESTRUTURADO EM TORNO DE ATIVIDADES QUE LEVAM À MEMORIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES, FÓRMULAS E CONHECIMENTOS QUE LIMITAM O APRENDIZADO DOS ALUNOS E CONTRIBUEM PARA A DESMOTIVAÇÃO EM APRENDER E ESTUDAR QUÍMICA. O TRATO COM OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA CLÍNICA-ESCOLA DEVE FUNDAMENTAR-SE EM PRESSUPOSTOS TEÓRICOS CAPAZES DE INSTRUMENTAR O PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO COM RECURSOS CONCEITUAIS ADEQUADOS À NATUREZA DOS PROCESSOS ENVOLVIDOS. ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO GERALMENTE APRESENTAM DIFICULDADES EM COMPREENDER ALGUNS CONCEITOS CIENTÍFICOS, ESPECIALMENTE NAS DISCIPLINAS QUE COMPÕEM AS CIÊNCIAS EXATAS. A DISCIPLINA QUÍMICA É VISTA POUCO INTERESSANTE PELO ALUNO, MESMO ESTA CIÊNCIA APRESENTANDO UM CORPO DE CONHECIMENTOS QUE PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO E PARA COMPREENSÃO DE FENÔMENOS QUE OCORREM A TODO O MOMENTO EM NOSSO COTIDIANO. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. INICIALMENTE FOI REALIZADO PESQUISAS NA LITERATURA CIENTIFICA PARA DAR INÍCIO AO PLANEJAMENTO DE UM QUESTIONARIO, QUE SE PRESTARIA PARA SER O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS DA PESQUISA. O QUESTIONÁRIO CONTOU COM PERGUNTAS/ASSERÇÕES EM QUE EM CADA UMA O ESTUDANTE DEVERIA EXPRESSAR SUA PERCEPÇÃO/GRAU DE CONCORDÂNCIA. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA PERMITEM CONCLUIR QUE EXISTEM INDICATIVOS DE BOA RECEPTIVIDADE PELA DISCIPLINA POR PARTE DOS ESTUDANTES ANALISADOS. E QUE O CONTATO COM A QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NÃO ESTAR NECESSARIAMENTE VINCULADO A UMA BOA BASE EM SEUS CONCEITOS.

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