VIEIRA, Maria Cilene Lucas. Arte identidade e literatura negra. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59148>. Acesso em: 23/12/2024 00:43
ESTE ARTIGO APRESENTA DIVERSAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS EM ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO (PMSP) ENVOLVENDO A LITERATURA E ARTE NEGRA EM SALA DE AULA, ALÉM DE INTERAÇÕES COM EDUCADORES E A COMUNIDADE. DESCREVE COMO QUE POR MEIO DESSAS AÇÕES, AS PESSOAS EM GERAL, PODERÃO SE RECONHECER E SE IDENTIFICAR COMO PERTENCENTES E OU DESCENDENTES DA ETNIA NEGRA. A NECESSIDADE DE ABORDAR ESTE TEMA POR MEIO DE LEITURAS SIGNIFICATIVAS COM ARTE IDENTIDADE PÓS-LEITURA SE DEU PELA OBSERVAÇÃO E VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA E NA ESCOLA COMO UM TODO. NUM CONTEXTO EM QUE, POR MEIO DE INÚMERAS PASSAGENS NEGATIVAS OBSERVADAS NO TRATAMENTO PARA COM AS PESSOAS NEGRAS E DESCENDENTES, COMECEI A DESENVOLVER ESTE TRABALHO APRESENTANDO EXPLANAÇÕES E OFICINAS ARTÍSTICAS TEMÁTICAS PASSÍVEIS DE IMPLEMENTAÇÃO INTRACURRICULAR.