Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AFINAL, O QUE É MESMO A REDAÇÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO?

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS, REDAÇÃO, ENSINO, LEITURA E ESCRITA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PROBLEMATIZAR A “REDAÇÃO ESCOLAR”, A PARTIR DA COMPREENSÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. PARTIMOS DA IDEIA DE QUE A “REDAÇÃO” NÃO É UM GÊNERO TEXTUAL, MAS UMA REDUÇÃO, POIS NÃO POSSUI ALGUNS ELEMENTOS ESSENCIAIS QUE COMPÕEM UM GÊNERO TEXTUAL. PARA TANTO, FUNDAMENTAMO-NOS EM AUTORES COMO MARCUSCHI (2008), KOCH E ELIAS (2010), BAKHTIN (2010), DENTRE OUTROS. METODOLOGICAMENTE, TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ESTUDO DE CASO, DE NATUREZA QUALI E QUANTITATIVA, QUE EMPREGOU O QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS. OS RESPONDENTES SÃO ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DO ENSINO MÉDIO, CUJAS PERCEPÇÕES SOBRE A “REDAÇÃO” FORAM EXPLICITADAS POR MEIO DE RESPOSTAS OBJETIVAS E SUBJETIVAS. PERCEBEMOS QUE É NECESSÁRIA UMA NOVA ABORDAGEM NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA REDAÇÃO, QUE POSSA TORNÁ-LA UM EXERCÍCIO NÃO SÓ PARA A SALA DE AULA, MAS A PARA VIDA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.