Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UM PANORAMA ENTRE O TEÓRICO E O VIVENCIAL

Palavra-chaves: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PARTICIPAÇÃO, EFETIVAÇÃO, FAMÍLIA-ESCOLA Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA A NECESSIDADE DE GARANTIR A EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS ATRAVÉS DE SEUS PRINCÍPIOS BÁSICOS NORTEADORES (PARTICIPAÇÃO, PLURALISMO, AUTONOMIA E TRANSPARÊNCIA) PERANTE A ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA, SOCIAL E EDUCACIONAL QUE VIVEMOS, A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU REFLETIR SOBRE A EXISTÊNCIA, A CONSOLIDAÇÃO E A VISIBILIDADE DO PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO ATRAVÉS DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA EM UM CMEI DA ZONA OESTE DO RECIFE. PARA ESTE FIM, DEFINIMOS O PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO COMO A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS A PARTIR DA MEDIAÇÃO DA COLETIVIDADE, ONDE TODOS OS PARTICIPANTES TÊM A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER DE FORMA CONJUNTA AÇÕES QUE VISAM A MELHORIA DA EDUCAÇÃO. COMO APARATO METODOLÓGICO, ADOTAMOS A PESQUISA DE CAMPO, A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E A PESQUISA DOCUMENTAL. FORAM LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO OS ESTUDOS SOBRE O PRINCÍPIO DE PARTICIPAÇÃO COLETIVA BUSCANDO COMPREENDER OS INSTRUMENTOS, DENTRE ELES O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, QUE FAZEM DA GESTÃO ESCOLAR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA. NO DECORRER DO TRABALHO, CONCLUÍMOS QUE O CMEI TEM UMA POSTURA EXCELENTE QUANTO À RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA, ASSEGURANDO O PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO COLETIVA TANTO EM SEU PPP QUANTO NAS PRÁTICAS VIVENCIADAS NO DIA A DIA.

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