TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA A NECESSIDADE DE GARANTIR A EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS
ESCOLAS ATRAVÉS DE SEUS PRINCÍPIOS BÁSICOS NORTEADORES (PARTICIPAÇÃO, PLURALISMO, AUTONOMIA E
TRANSPARÊNCIA) PERANTE A ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA, SOCIAL E EDUCACIONAL QUE VIVEMOS, A PRESENTE
PESQUISA OBJETIVOU REFLETIR SOBRE A EXISTÊNCIA, A CONSOLIDAÇÃO E A VISIBILIDADE DO PRINCÍPIO DA
PARTICIPAÇÃO ATRAVÉS DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA EM UM CMEI DA ZONA OESTE DO RECIFE. PARA ESTE FIM,
DEFINIMOS O PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO COMO A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS A PARTIR DA MEDIAÇÃO
DA COLETIVIDADE, ONDE TODOS OS PARTICIPANTES TÊM A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER DE FORMA CONJUNTA
AÇÕES QUE VISAM A MELHORIA DA EDUCAÇÃO. COMO APARATO METODOLÓGICO, ADOTAMOS A PESQUISA DE CAMPO,
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E A PESQUISA DOCUMENTAL. FORAM LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO OS ESTUDOS SOBRE O
PRINCÍPIO DE PARTICIPAÇÃO COLETIVA BUSCANDO COMPREENDER OS INSTRUMENTOS, DENTRE ELES O PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO, QUE FAZEM DA GESTÃO ESCOLAR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA. NO DECORRER DO TRABALHO,
CONCLUÍMOS QUE O CMEI TEM UMA POSTURA EXCELENTE QUANTO À RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA, ASSEGURANDO O
PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO COLETIVA TANTO EM SEU PPP QUANTO NAS PRÁTICAS VIVENCIADAS NO DIA A DIA.