A PESQUISA JURÍDICA E A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS EMPÍRICOS PELOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58693 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5780 "inscrito_id" => 14328 "titulo" => "A PESQUISA JURÍDICA E A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS EMPÍRICOS PELOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO" "resumo" => "AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL POSSUEM O DEVER DE PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO ATIVIDADES VOLTADAS PARA A PESQUISA, INCLUINDO AQUI OS CURSOS DE DIREITO, ANTE TAL EXIGÊNCIA O PRESENTE ESTUDO BUSCA ANALISAR COMO QUAL O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES SOBRE AS METODOLOGIAS, DE MODO A IDENTIFICAR O ÍNDICE DE UTILIZAÇÃO E COMO OCORRE O USO E O DOMÍNIO DOS MÉTODOS EMPÍRICOS NAS PESQUISAS EMPÍRICAS DESENVOLVIDAS PELOS ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO EM DETERMINADA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CE, QUE ESTÃO CURSANDO A DISCIPLINA DE PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO NO PERÍODO DE 2019.2, JUSTIFICANDO-SE A MEDIDA QUE É NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS QUE SE ADEQUEM A INTERDISCIPLINARES E SEJAM CAPAZES DE COMPREENDER A COMPLEXIDADES DOS FENÔMENOS JURÍDICOS E SOCIAIS. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU EM UM PRIMEIRO MOMENTO NA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO ONLINE, PARA IDENTIFICAR SE OS ESTUDANTES TIVERAM CONTATO PRÉVIO COM DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS E O CONHECIMENTOS SOBRE OS MÉTODOS, ESPECIALMENTE OS EMPÍRICOS, PARA EM MOMENTO POSTERIOR, ANALISAR O ÍNDICE DE UTILIZAÇÃO DESTES MÉTODOS E SUA ADEQUAÇÃO NOS ESTUDOS. CONCLUINDO ATÉ O MOMENTO, QUE OS DISCENTES CONHECEM OS MÉTODOS EMPÍRICOS E SE CONSIDERAM CAPAZES DE UTILIZÁ-LOS, O QUE APONTA UMA APROXIMAÇÃO DO DIREITO COM ESTA ABORDAGEM, MAS AINDA DEMANDA MAIOR INCENTIVO PARA SUA UTILIZAÇÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "PESQUISAS EMPÍRICAS, CONHECIMENTO DOS MÉTODOS CIENTÍFICOS, PESQUISAS JURÍDICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID14328_03102019215641.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE SILVA MATOS" "autor_nome_curto" => "TATIANE MATOS" "autor_email" => "tati.matos00@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS - UNICHRISTUS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58693 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5780 "inscrito_id" => 14328 "titulo" => "A PESQUISA JURÍDICA E A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS EMPÍRICOS PELOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO" "resumo" => "AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL POSSUEM O DEVER DE PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO ATIVIDADES VOLTADAS PARA A PESQUISA, INCLUINDO AQUI OS CURSOS DE DIREITO, ANTE TAL EXIGÊNCIA O PRESENTE ESTUDO BUSCA ANALISAR COMO QUAL O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES SOBRE AS METODOLOGIAS, DE MODO A IDENTIFICAR O ÍNDICE DE UTILIZAÇÃO E COMO OCORRE O USO E O DOMÍNIO DOS MÉTODOS EMPÍRICOS NAS PESQUISAS EMPÍRICAS DESENVOLVIDAS PELOS ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO EM DETERMINADA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CE, QUE ESTÃO CURSANDO A DISCIPLINA DE PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO NO PERÍODO DE 2019.2, JUSTIFICANDO-SE A MEDIDA QUE É NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS QUE SE ADEQUEM A INTERDISCIPLINARES E SEJAM CAPAZES DE COMPREENDER A COMPLEXIDADES DOS FENÔMENOS JURÍDICOS E SOCIAIS. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU EM UM PRIMEIRO MOMENTO NA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO ONLINE, PARA IDENTIFICAR SE OS ESTUDANTES TIVERAM CONTATO PRÉVIO COM DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS E O CONHECIMENTOS SOBRE OS MÉTODOS, ESPECIALMENTE OS EMPÍRICOS, PARA EM MOMENTO POSTERIOR, ANALISAR O ÍNDICE DE UTILIZAÇÃO DESTES MÉTODOS E SUA ADEQUAÇÃO NOS ESTUDOS. CONCLUINDO ATÉ O MOMENTO, QUE OS DISCENTES CONHECEM OS MÉTODOS EMPÍRICOS E SE CONSIDERAM CAPAZES DE UTILIZÁ-LOS, O QUE APONTA UMA APROXIMAÇÃO DO DIREITO COM ESTA ABORDAGEM, MAS AINDA DEMANDA MAIOR INCENTIVO PARA SUA UTILIZAÇÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "PESQUISAS EMPÍRICAS, CONHECIMENTO DOS MÉTODOS CIENTÍFICOS, PESQUISAS JURÍDICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID14328_03102019215641.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE SILVA MATOS" "autor_nome_curto" => "TATIANE MATOS" "autor_email" => "tati.matos00@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS - UNICHRISTUS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }