SILVA, Vaneide Lima. A poesia na escola: por uma proposta lúdica e dialógica em sala de aula. Anais V ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/5839>. Acesso em: 22/11/2024 06:56
A proposta que ora apresentamos visa favorecer a interação entre o leitor em formação e a poesia. Trata-se uma abordagem de leitura a partir do poema “Leilão de jardim”, de Cecília Meireles, que integra a coletânea Ou Isto Ou Aquilo e pretende valorizar o contato e a sensibilidade do aluno e a poesia, além de propiciar o diálogo entre a poesia e outras formas de arte, como a pintura e o teatro, por exemplo. Fundamenta teórico e metodologicamente o trabalho as reflexões de Pinheiro (2007), Resende (1993), Candido (1997), dentre outros. Cremos que a proposta possa ser desenvolvida por alunos do 6º ano do ensino fundamental, mas o nível de leitura dos alunos de modo geral deve ser o fator principal a ser levado em consideração na hora da leitura do poema.