Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO APLICADA NO CONTROLE DA QUALIDADE DAS ÁGUAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO AGRESTE PARAIBANO

Palavra-chaves: ENSINO, ÁGUA, PROBLEMÁTICA, QUALIDADE Comunicação Oral (CO) AT 37: Interdisciplinar
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57749
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 342
    "inscrito_id" => 893
    "titulo" => "METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO APLICADA NO CONTROLE DA QUALIDADE DAS ÁGUAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO AGRESTE PARAIBANO"
    "resumo" => "A ÁGUA ENCONTRADA HOJE EM FONTES ACESSÍVEIS PARA CONSUMO ENCONTRA-SE, EM SUA MAIORIA, CONTAMINADA POR NUTRIENTES E ALGAS EM EXCESSO, ESGOTOS URBANOS E INDUSTRIAIS, RESÍDUOS SÓLIDOS E PRODUTOS QUÍMICOS. PENSANDO NESSA PROBLEMÁTICA, FORAM REALIZADAS OFICINAS COM OS ALUNOS DA PRINCIPAL ESCOLA DO MUNICÍPIO DA CIDADE DE MASSARANDUBA - PB, NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA DO IFPB CAMPUS CAMPINA GRANDE, AFIM DE PROMOVER A METODOLOGIA DEFENDIDA POR CRUZ (2011), ATRAVÉS DA MINISTRAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS DE DISCIPLINAS DA MATRIZ CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, COM FOCO NAS MATEIAS DE CIÊNCIAS EXATAS, COMO FORMA DE TENTAR APRESENTAR SOLUÇÕES A PROBLEMAS REAIS DA SOCIEDADE. NO FINAL DA PESQUISA FOI POSSÍVEL DESENVOLVER O CONHECIMENTO LABORATORIAL DOS ALUNOS, EXPLICANDO DE FORMA PRÁTICA OS CONTEÚDOS DA BASE CURRICULAR DE QUÍMICA E BIOLOGIA COMO SOLUÇÕES QUÍMICAS, POTENCIAL HIDROGENIÔNICO, SOLUBILIDADE E MICRORGANISMOS. OS ALUNOS PERCEBERAM ESSES CONTEÚDOS EM APLICAÇÃO NO SEU COTIDIANO O QUE FAZ ELES DESPERTAREM SOBRE O SABER DESSES TEMAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 37: Interdisciplinar"
    "palavra_chave" => "ENSINO, ÁGUA, PROBLEMÁTICA, QUALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA74_ID893_23072019190310.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELSON SOUZA ISIDRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "J. ISIDRO"
    "autor_email" => "joelsonisidro700@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, CAMPUS DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57749
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 342
    "inscrito_id" => 893
    "titulo" => "METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO APLICADA NO CONTROLE DA QUALIDADE DAS ÁGUAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO AGRESTE PARAIBANO"
    "resumo" => "A ÁGUA ENCONTRADA HOJE EM FONTES ACESSÍVEIS PARA CONSUMO ENCONTRA-SE, EM SUA MAIORIA, CONTAMINADA POR NUTRIENTES E ALGAS EM EXCESSO, ESGOTOS URBANOS E INDUSTRIAIS, RESÍDUOS SÓLIDOS E PRODUTOS QUÍMICOS. PENSANDO NESSA PROBLEMÁTICA, FORAM REALIZADAS OFICINAS COM OS ALUNOS DA PRINCIPAL ESCOLA DO MUNICÍPIO DA CIDADE DE MASSARANDUBA - PB, NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA DO IFPB CAMPUS CAMPINA GRANDE, AFIM DE PROMOVER A METODOLOGIA DEFENDIDA POR CRUZ (2011), ATRAVÉS DA MINISTRAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS DE DISCIPLINAS DA MATRIZ CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, COM FOCO NAS MATEIAS DE CIÊNCIAS EXATAS, COMO FORMA DE TENTAR APRESENTAR SOLUÇÕES A PROBLEMAS REAIS DA SOCIEDADE. NO FINAL DA PESQUISA FOI POSSÍVEL DESENVOLVER O CONHECIMENTO LABORATORIAL DOS ALUNOS, EXPLICANDO DE FORMA PRÁTICA OS CONTEÚDOS DA BASE CURRICULAR DE QUÍMICA E BIOLOGIA COMO SOLUÇÕES QUÍMICAS, POTENCIAL HIDROGENIÔNICO, SOLUBILIDADE E MICRORGANISMOS. OS ALUNOS PERCEBERAM ESSES CONTEÚDOS EM APLICAÇÃO NO SEU COTIDIANO O QUE FAZ ELES DESPERTAREM SOBRE O SABER DESSES TEMAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 37: Interdisciplinar"
    "palavra_chave" => "ENSINO, ÁGUA, PROBLEMÁTICA, QUALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA74_ID893_23072019190310.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELSON SOUZA ISIDRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "J. ISIDRO"
    "autor_email" => "joelsonisidro700@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, CAMPUS DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

A ÁGUA ENCONTRADA HOJE EM FONTES ACESSÍVEIS PARA CONSUMO ENCONTRA-SE, EM SUA MAIORIA, CONTAMINADA POR NUTRIENTES E ALGAS EM EXCESSO, ESGOTOS URBANOS E INDUSTRIAIS, RESÍDUOS SÓLIDOS E PRODUTOS QUÍMICOS. PENSANDO NESSA PROBLEMÁTICA, FORAM REALIZADAS OFICINAS COM OS ALUNOS DA PRINCIPAL ESCOLA DO MUNICÍPIO DA CIDADE DE MASSARANDUBA - PB, NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA DO IFPB CAMPUS CAMPINA GRANDE, AFIM DE PROMOVER A METODOLOGIA DEFENDIDA POR CRUZ (2011), ATRAVÉS DA MINISTRAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS DE DISCIPLINAS DA MATRIZ CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, COM FOCO NAS MATEIAS DE CIÊNCIAS EXATAS, COMO FORMA DE TENTAR APRESENTAR SOLUÇÕES A PROBLEMAS REAIS DA SOCIEDADE. NO FINAL DA PESQUISA FOI POSSÍVEL DESENVOLVER O CONHECIMENTO LABORATORIAL DOS ALUNOS, EXPLICANDO DE FORMA PRÁTICA OS CONTEÚDOS DA BASE CURRICULAR DE QUÍMICA E BIOLOGIA COMO SOLUÇÕES QUÍMICAS, POTENCIAL HIDROGENIÔNICO, SOLUBILIDADE E MICRORGANISMOS. OS ALUNOS PERCEBERAM ESSES CONTEÚDOS EM APLICAÇÃO NO SEU COTIDIANO O QUE FAZ ELES DESPERTAREM SOBRE O SABER DESSES TEMAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.