A PESQUISA APRESENTA REFLEXÕES ACERCA DA BRINCADEIRA COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL,
VISANDO ESPECIFICAMENTE O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. QUANDO PENSAMOS HOJE NO QUE É A INFÂNCIA,
COMO CUIDAR, EDUCAR E ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA, NÃO SE IMAGINA QUE UM DIA ELAS
FORAM TRATADAS DA MESMA FORMA QUE OS ADULTOS. PENSANDO NISSO, ESTE ARTIGO BUSCA ELUCIDAR COMO SE
CHEGOU AO CONCEITO DE INFÂNCIA DA IDADE MÉDIA À MODERNIDADE. TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL
APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA COMO PRÁTICA NORTEADORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, BASEANDO-SE NAS
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. O ESTUDO É DE CARÁTER QUALITATIVO DO TIPO
BIBLIOGRÁFICO E EMPÍRICO, REALIZADO A PARTIR DE LEITURAS PARA COMPOR A BASE DISSERTATIVA, E EXPERIÊNCIAS
TRAZIDAS POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID.
RESSALTAMOS, POR FIM, QUE PARA ABRANDAR OS FATORES MENCIONADOS É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE NOS
APROPRIEMOS DA ABORDAGEM EXPOSTA NESTE ARTIGO E TORNEMOS NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO
INFANTIL SIGNIFICATIVA E PRAZEROSA PARA AS CRIANÇAS. ENQUANTO PROFESSORES, REFLETIR ACERCA DO PAPEL
DOCENTE É INDISPENSÁVEL PARA QUE SE SUPEREM PRÁTICAS DESCONTEXTUALIZADAS E QUE NÃO VALORIZAM AS
BRINCADEIRAS, EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS DAS CRIANÇAS.