O PRESENTE ESTUDO FAZ PARTE DE UM TRABALHO DE DISSERTAÇÃO EM ANDAMENTO DO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UFS . DESSA FORMA, ESTE ARTIGO FAZ ALUSÃO A UMA PESQUISA LITERÁRIA REFERENTE A INFLUÊNCIA DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, SERÁ ANALISADO TAMBÉM COMO AS IDEIAS DO ESTILO DE PENSAMENTO, COLETIVO DE PENSAMENTO, CÍRCULO ESOTÉRICO, CÍRCULO EXOTÉRICO E TRAJETO INTRACOLETIVO E INTERCOLETIVO COMO ESTÃO PRESENTES NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. TEM COMO FINALIDADE ANALISAR TRABALHOS ACADÊMICOS, COMO ARTIGOS, MONOGRAFIAS E TESES QUE USARAM COMO REFERENCIAL A EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK, DEMONSTRANDO SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTES. NESSE SENTIDO, ESSE TRABALHO VISA INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS IDEIAS DESENVOLVIDAS POR FLECK NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS EDUCADORES.