EM DECORRÊNCIA DE RELATOS DE PROFESSORES E ALUNOS QUANTO AO DESÂNIMO RELATIVO AO PROCESSO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR E DE OBSERVAÇÕES REALIZADAS EM SALA DE AULA, DURANTE A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III, QUE CONFIRMARAM ESSE DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS, FOI FEITA UMA PESQUISA DE CAMPO NA UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO, DE GRANDE PORTE, LOCALIZADA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB. A PESQUISA VISOU DETECTAR AS PRINCIPAIS CAUSAS DESSE COMPORTAMENTO E, A PARTIR DOS RESULTADOS, DESENVOLVER ALGUMAS ESTRATÉGIAS PARA REANIMAR E CAUSAR O INTERESSE PELA DISCIPLINA QUÍMICA COM BASE NA IMPLEMENTAÇÃO DA CONTEXTUALIZAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NA SALA DE AULA DESENVOLVIDO PELOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA. O PRINCIPAL OBJETIVO DESSE PROJETO FOI APRESENTAR NOVAS FERRAMENTAS CONSTRUÍDAS A PARTIR DE MATERIAIS ALTERNATIVOS DE BAIXO CUSTO QUE FACILITEM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, JÁ QUE A ESCOLA EM QUE A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NÃO POSSUI LABORATÓRIO. CERCA DE 30 ALUNOS PARTICIPARAM DO PROJETO NA FAIXA ETÁRIA DE 13 A 15 ANOS. AO FINAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA, OS ALUNOS RELATARAM AS SUAS VIVÊNCIAS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO NA TURMA, ALÉM DE OBSERVAR O DESENVOLVIMENTO E INTERESSE PELA DISCIPLINA DEPOIS DE COMEÇAREM A RELACIONAR A DISCIPLINA COM O DIA A DIA, SAINDO DA EDUCAÇÃO BANCÁRIO PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS ABRANGENTE. OS RESULTADOS OBTIDOS RELATAM UMA DILATAÇÃO NO CONHECIMENTO QUANDO A AULA É CONTEXTUALIZADA E TEM ENVOLVIMENTO COM A PRÁTICA.